Diário de São Paulo
Siga-nos
Chocante

Bolsonaro revela qual nome apoiará nas próximas eleições, caso fique inelegível

O ex-presidente é investigado pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro em 2022

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto (DF) - Imagem: reprodução/Facebook
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto (DF) - Imagem: reprodução/Facebook

Mateus Omena Publicado em 22/06/2023, às 13h05


O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou, nesta quinta-feira (22), a julgar a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pode tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível pelos próximos oito anos.

O político é investigado pelos ataques que fez ao sistema eleitoral brasileiro durante reunião com embaixadores, em julho de 2022.

Antes do julgamento, Bolsonaro foi questionado sobre quem apoiará para as eleições presidenciais em 2026, caso fique inelegível. No entanto, ele optou pelo silêncio. O político avalia que qualquer declaração soaria como um sinal de que já jogou a toalha no processo a que responde no TSE.

A confirmação do seu candidato preferido só ocorrerá após a eventual condenação à inelegibilidade. Por enquanto, o ex-presidente tem afirmado apenas que excluí-lo do processo eleitoral seria uma injustiça.

Seus aliados, no entanto, já colocam Tarcísio de Freitas à frente para ter o apoio de Bolsonaro. Outros nomes aventados são os de Romeu Zema, Ratinho Júnior e Flávio Bolsonaro.

Compartilhe  

últimas notícias