Diário de São Paulo
Siga-nos
Polêmico

Bolsonaro deve entregar joias e armas até sexta-feira; veja para onde vão

As peças foram avaliadas em aproximadamente R$ 500 mil

Bolsonaro deve entregar joias e armas até sexta-feira; veja para onde vão - Imagem: reprodução redes sociais
Bolsonaro deve entregar joias e armas até sexta-feira; veja para onde vão - Imagem: reprodução redes sociais

Vitória Tedeschi Publicado em 22/03/2023, às 14h59


O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem até a próxima sexta-feira (24) para entregar as armas e as joias que foram supostamente presenteadas por autoridades do governo da Arábia Saudita durante viagens oficiais ao exterior.

De acordo com o g1, a devolução das peças deverá ocorrer por conta de uma medida do Tribunal de Contas da União (TCU), responsável por estabelecer que o acervo privado do presidente da República contenha apenas itens de pequeno valor, perecíveis e de caráter personalíssimo.

Até o momento, não foi divulgado oficialmente para onde os itens devem ser entregues, mas a expectativa é que os presentes luxuosos sejam encaminhados ao setor de penhor de uma agência da Caixa Econômica Federal, em Brasília.

Vale lembrar que o conjunto em questão é composto por uma arma, uma caneta, um relógio, um anel, abotoaduras e uma masbaha, espécie de rosário utilizado por fiéis da religião islâmica. Ao todo, as peças estão avaliadas em aproximadamente R$ 500 mil.

O prazo para a devolução das joias foi decidio na última quarta-feira (15) pelo TCU. A decisão foi unânime no plenário, sete ministros do TCU revisaram a decisão de Augusto Nardes. Ele tinha proibido a venda ou uso desses bens, mas deixou o presente sob a posse de Bolsonaro. 

Antes da decisão do TCU, a defesa de Jair Bolsonaro se ofereceu na segunda-feira passada para devolver as joias que estão sob posse dele e também se colocou à disposição da PF.

Compartilhe  

últimas notícias