Diário de São Paulo
Siga-nos
Busca e apreensão

Polícia Federal inicia mais uma fase da Operação Lesa Pátria com 18 apreensões

Em sua 26ª fase, a Operação tem o objetivo de identificar quais indivíduos participaram do golpe de 8 de janeiro de 2023

Polícia Federal inicia mais uma fase da Operação Lesa Pátria com 18 apreensões - Imagem: reprodução X
Polícia Federal inicia mais uma fase da Operação Lesa Pátria com 18 apreensões - Imagem: reprodução X

Milleny Ferreira Publicado em 16/04/2024, às 11h21


Foi iniciada nesta terça-feira (16) mais uma fase na busca e apreensão dos envolvidos no golpe e ataque à sede dos Três Poderes, ocorrido em 8 de Janeiro de 2023.

A Operação Lesa Pátria, já está em sua 26ª fase de apreensões realizadas pela Polícia Federal, e hoje o dia foi marcado pelos 18 mandados cumpridos. 

As equipes responsáveis por realizá-los foram enviados pelo Supremo Tribunal Federal, que realizaram a busca nos estados do Rio Grande do Norte (1); Santa Catarina (1); Pará (4); São Paulo (1); Minas Gerais (3); Espírito Santo (4); Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3).

De acordo com o portal da CNN Brasil, esta fase foi protagonizada pelas apreensões dos alvos considerados como os “vândalos” do ataque, que fizeram a invasão e a depredação dos prédios do Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, e também dos financiadores. 

Com essa medida sendo tomada pela equipe da PF, foi determinado que todos os bens e valores dos investigados fossem congelados e indisponibilizados. Os danos causados na sede dos Três Poderes foi estimado em pelo menos R$40 milhões.

Aos fatos que vêm sendo investigados, em tese, devem fazer parte dos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

A Operação Lesa Pátria é permanente e continua com suas investigações até que sejam realizadas todas as capturas de envolvidos, a partir das atualizações periódicas.

Compartilhe  

últimas notícias