Diário de São Paulo
Siga-nos
Investigação

Nem o animal escapou... Justiça pede esclarecimento sobre cavalo agredido em manifestação

Neste domingo (8), apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e destruíram locais em Brasília

Durante as manifestações em Brasília um cavalo foi agredido e comoveu a web. - Imagem: reprodução I Twitter
Durante as manifestações em Brasília um cavalo foi agredido e comoveu a web. - Imagem: reprodução I Twitter

Juliane Moreti Publicado em 11/01/2023, às 18h22


Neste domingo (8), manifestantes que são contra o atual presidente Luiz Inácio se reuniram em Brasília e invadiram o prédio dos Três Poderes. Além da destruição, houve um confronto repleto de agressões com a polícia. No ato, até um cavalo foi atacado.

Em um certo momento, foi necessário que os agentes do exército e da polícia militar chegassem em maior quantidade para que os manifestantes bolsonaristas saíssem dos lugares tão importantes e históricos. Helicópteros, cavalarias e profissionais com escudos foram atuar.

Um vídeo resgistrou a cavalaria chegando. Um dos policiais que estava montado no animal foi cercado pelos manifestantes e, para ser derrubado, os bolsonaristas utilizaram madeiras e outros objetivos para dar golpes no animal e no agente.

Depois de instantes, não é possível mais ver o agente nem o cavalo, que fica desnorteado no meio da situação. A imagem comoveu a web, com os internautas alegando que a destruição e agressão estava sem limites.

Agora, de acordo com informações do portal Metrópoles, a Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal pediu que o governo do estado apresentasse informações sobre as agressões sofridas por cavalos da polícia militar, não sendo somente um.

A ação, ajuizada nesta terça-feira (10), contou com a ajuda do Fórum de Defesa Animal, que justificou os atos como maus-tratos contra os cavalos. Ainda pede uma multa de um milhão de reais [para o ministério público] e a extinção do uso de cavalos durante essas atividades.

O caso ainda está sendo revisto, já que pode haver negligência pelo não uso de equipamentos para estes animais, o que gerou uma maior exposição à violêcia. Em 5 dias, uma resposta do Governo e do Ministério Público devem ser ouvidas.

Compartilhe  

últimas notícias