Diário de São Paulo
Siga-nos
Ranking de mortes

Monitor da Violência revela estado com mais mortes violentas no Brasil; descubra qual

Os dados correspondem ao ano de 2022

Monitor da Violência revela estado com mais mortes violentas no Brasil; descubra qual - Imagem: reprodução Freepik
Monitor da Violência revela estado com mais mortes violentas no Brasil; descubra qual - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 01/03/2023, às 11h20


A Bahia foi o estado que mais registrou mortes violentas em 2022, em todo o Brasil. Ao todo foram contabilizadas 5.153 mortes violentas no último ano, levando em consideração feminicídios (quando as vítimas são mortas na condição de mulheres), homicídios dolosos (quando o assassinato é intencional), latrocínios (quando a vítima é assassinada para que o roubo seja concluído) e lesões corporais seguidas de morte.

O estado lidera o ranking  pelo 4º ano seguido, de acordo com os dados que fazem parte do Monitor da Violência, índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base em informações oficiais dos 26 estados e o Distrito Federal. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (01).

Além disso, foi levantada ainda uma média de 427 assassinatos por mês, e que o total de mortes violentas na Bahia representam uma fatia de 12,6% de todos os casos no Brasil: 40.804. Se comparado com 2021, quando 5.593 mortes com um nível considerável de violência foram registradas em solo baiano, a redução foi de 7,8%.

Vale citar que a maioria das vítimas de homicídios dolosos são jovens adultos negros, e que segundo o próprio Monitor o envolvimento direto (por atuação) ou indireto (por morar em localidades onde há atuação) com o tráfico de drogas é a principal motivação destes assassinatos.

Também foi informado que agosto, outubro e dezembro foram os meses com maior contabilização de feminicídios, e que a cada 2.923 pessoas na Bahia, uma foi assassinada.

Além da Bahia, outros três estados brasileiros registraram mais de três mil mortes no último ano: Pernambuco (3.420), também no Nordeste, São Paulo (3.316)e Rio de Janeiro (3.141), ambos no Sudeste brasileiro. Os estados de Roraima (183), Acre (216) e Amapá (226), todos na região Norte, tiveram menores quantidades de registros.

Compartilhe  

últimas notícias