Diário de São Paulo
Siga-nos
Mobilidade

TCM questiona Prefeitura de SP sobre falhas nos cartões do Bilhete Único

Cerca de 49 mil cartões foram cancelados indevidamente na última sexta-feira (30), prejudicando muitos usuários

Cartão do Bilhete Único, que facilita o acesso das pessoas aos transportes públicos em São Paulo - Imagem: reprodução/SPTrans
Cartão do Bilhete Único, que facilita o acesso das pessoas aos transportes públicos em São Paulo - Imagem: reprodução/SPTrans

Mateus Omena Publicado em 05/07/2023, às 10h51


O TCM (Tribunal de Contas do Município) de São Paulo voltou a questionar a Prefeitura de São Paulo, na terça-feira (4), por causa dos problemas no Bilhete Único.

O órgão também pediu esclarecimento sobre as medidas tomadas e formas de diminuir o impacto aos moradores de São Paulo, informou a TV Globo.

A ação ocorreu após uma grande falha em mais de 40 mil bilhetes, que pararam de funcionar na sexta-feira (30) e na segunda-feira (3), diretamente pela SPTrans. A situação causou filas quilométricas em postos de atendimento durante todo o dia.

Desde essa segunda (3), a empresa está fazendo a segunda via dos cartões de forma gratuita e mais de 20 mil já foram emitidas. No entanto, o Tribunal de Contas do Município quer melhores explicações da prefeitura sobre as razões do novo problema com os cartões.

"O TCM está solicitando à prefeitura a explicação sobre as razões do novo problema com os cartões, as medidas tomadas para resolver a situação e a forma de diminuir o impacto aos moradores de São Paulo", diz nota do TCM.

Como resolver o problema

Segundo a SPTrans, o horário de atendimento dos terminais também precisou ser estendido em algumas unidades: funcionam normalmente até as 17h, no entanto, para atender quem tentava reverter o problema com os cartões, ficaram abertos até as 22h.

Mais cedo, as filas chegaram a quatro horas. Para as pessoas que perderam horas de trabalho, a empresa ofereceu comprovante, mas apenas do período em que a pessoa foi atendida e não de quando chegou à fila.

Os agentes da CPTM e do Metrô estão orientados a liberarem o embarque dos passageiros que apresentarem Bilhete Único com falha. A liberação ocorrerá até a normalização total do Bilhete Único.

Compartilhe  

últimas notícias