Diário de São Paulo
Siga-nos
Transporte

Após frequentes atropelamentos, SPTrans determina novo treinamento para motoristas de ônibus

A medida foi divulgada nesta segunda-feira (03) e é obrigatória

A SPTrans divulgou um novo treinamento de segurança para motoristas de ônibus. - Imagem: reprodução I Freepik
A SPTrans divulgou um novo treinamento de segurança para motoristas de ônibus. - Imagem: reprodução I Freepik

Juliane Moreti Publicado em 04/04/2023, às 15h07


Nesta segunda-feira (03), a SPTrans divulgou um novo treinamento de segurança para motoristas de ônibus que estão à frente dos tranportes coletivos da capital (SP). A medida teria sido tomada após  vários casos de acidentes, incluindo atropelamentos.

Com as novas regras, o novo curso é obrigatório e começa dia 17 de abril. As concessionárias, portanto deverão realizar a reciclagem de cerca de 30 mil transportadores e a finalização está prevista para o dia 31 de dezembro, de acordo com informações do portal G1.

O foco do programa é ''direção defensiva e prevenção de acidentes'', divididos em três módulos: valorização da vida e o papel do motorista; tomadas de decisão em casos envolvendo idosos, ciclistas, pedestres e pessoas com deficiência; e prevenção de acidente. 

''A questão da instruição e da reciclagem tem que ser permanente. Porque existe uma rotatividade de mão de obra que, com o ingressos de novos operadores, precisam ser instruídos'', comentou Flamínio Fichmann, coordenador de Mobilidade do Instituto de Engenharia de São Paulo

''E ao longo do tempo é necessário que se faça a reciclagem daquelas que já recebram capacitação, bem como o pessoal da oficina também'', acrescentou, dizendo que é preciso verificar também ''a abertura e fechamento das portas'', ''tecnologia'' e ''implantação de câmeras''.

Compartilhe  

últimas notícias