A denúncia foi feita na ONU por entidades brasileiras

Vitória Tedeschi Publicado em 09/03/2024, às 11h15
Na última sexta-feira (8), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, fez declaração polêmica sobre as denúncias ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), em razão do aumento da letalidade policial no estado.
De acordo com o Metrópoles, o documento da denúncia, que será lido durante a sessão do conselho, cita o aumento de 94% no número de mortes em decorrência de intervenções policiais no primeiro bimestre de 2024 e acusa Tarcísio de insistir "na violência policial contra pessoas negras e pobres".
Além disso, as entidades afirmam, também na denúncia, que o aumento na letalidade foi impulsionado pela Operação Verão III na Baixada Santista, que soma 39 mortes em supostos confrontos.
Nossa intenção é proteger a sociedade. Nós estamos fazendo o que é correto, com muita determinação e profissionalismo (...) Sinceramente, nós temos muita tranquilidade com relação ao que está sendo feito. E aí o pessoal pode ir na ONU, na Liga da Justiça, no raio que o parta que eu não tô nem aí", afirma ele.
O governador também defendeu o trabalho dos policiais, argumentando que as operações têm feito uso de "inteligência e alvos determinados" e que elas estariam "restabelecendo a ordem".
"Há sempre muita crítica à nossa ação, e isso me impressiona um pouco porque me parece que é mais confortável fazer o que era feito antes”, disse. "A nossa polícia é extremamente profissional. É uma pena que toda hora as pessoas querem colocar a polícia na posição de criminosa. Não é isso. Esses caras estão defendendo a gente, defendendo a nossa sociedade, com coragem. Estão vestindo farda para enfrentar criminoso", acrescentou Tarcísio.
Leia também

Nova namorada de Manoel Gomes, o Caneta Azul, faz revelação sobre vida íntima do casal

Carol Barcellos vence fuso e falta de espaço em treino intenso em Tóquio

O lugar a que pertencemos

CBF notifica 99, BYD, Bradesco e Nubank por suposto marketing de emboscada durante a Copa

VÍDEOS polêmicos de MC Pipokinha em site pornô horrorizam internautas

Cristiano Ronaldo se incomoda com pergunta sobre Messi e se recusa a responder

Justiça condena Nego Di a mais de 14 anos de prisão em novo caso

Cristiano Ronaldo faz história e Portugal atropela o Uzbequistão na Copa do Mundo

Infantino confirma presença de Trump na final da Copa de 2026 e diz que presidente dos EUA entregará taça ao campeão

Seleção do Irã pede paz entre nações em carta deixada no vestiário após jogo da Copa