Diário de São Paulo
Siga-nos
EDUCAÇÃO DE SP

Fala de Tarcísio de Freitas sobre professores repercute na internet após evento

A declaração de Tarcísio foi dada durante o lançamento do programa "Alfabetiza Juntos Brasil"

A declaração de Tarcísio foi dada durante o lançamento do programa "Alfabetiza Juntos Brasil" - Imagem: Reprodução/Instagram @tarcisiogdf
A declaração de Tarcísio foi dada durante o lançamento do programa "Alfabetiza Juntos Brasil" - Imagem: Reprodução/Instagram @tarcisiogdf

Ana Rodrigues Publicado em 21/02/2024, às 10h18


Nesta terça-feira (20), o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos) falou que, os professores do estado não têm a melhor estrutura, nem o melhor salário, mas "têm muito amor".

De acordo com o Metrópoles, a declaração foi feita durante o evento de lançamento do programa "Alfabetiza Juntos SP", que colocou uma meta de alfabetização de 90% das crianças com 7 anos no estado até 2026.

Na hora, Tarcísio citava a capacitação que será oferecida para professores dentro do programa, quando comentou as dificuldades enfrentadas pelos educadores do estado.

A gente sabe que eles não têm a melhor estrutura, a gente sabe que eles não têm o melhor salário, mas eles têm muito amor. E quando a gente for resolvendo as questões sociais, eu tenho certeza que a gente vai conseguir dar para os professores o que eles merecem. Eles têm feito um grande trabalho e é nosso dever fazer a formação continuada".

Enquanto falava, Tarcísio foi aplaudido pela plateia, formada majoritariamente por prefeitos e funcionários da educação paulista.

Atualmente, a rede estadual vive um impasse com professores desde o começo do ano letivo. Segundo o Sindicato dos Professores do Estado de São Paulo (APEOESP), mais de 7 mil educadores temporários - chamada de categoria O -, ainda não foram avisados sobre quais turmas e escolas vão lecionar e, assim, estão sem dar aulas.

A gestão Tarcísio de Freitas não confirma o número da APEOESP, mas confirma que "apenas" 4% das aulas estão sem professores.

Durante a entrevista com jornalistas no evento desta terça-feira, o secretário da pasta, Renato Feder, justificou que o atraso aconteceu porque as redes receberam muitos professores novos. Ele ainda prometou resolver o problema até o fim da semana.

Com esses professores novos atrasa um pouquinho. A gente começou a ter aula somente há três dias. Então, provavelmente entre hoje e quinta-feira (22/2) esses problemas vão estar 100% resolvidos", disse Feder.

O secretário ainda afirmou que a partir deste ano, a pasta fará a atribuição de aulas, como é chamado o processo de escolhas de turmas, no ano letivo anterior.

Para 2025, a atribuição vai ser em 2024", afirmou.

Tarcísio não comentou sobre o problema. Durante o lançamento do programa, o governador elogiou a gestão de Renato Feder, na Educação, apesar dos erros.

Quanta ousadia você tem trazido para o estado de São Paulo. Erros vão acontecer, claro, a gente vai errar, a gente vai fazer besteiras, mas a gente quer acertar. A gente quer fazer o melhor. E você tem o mais importante: entusiasmo, amor no coração".
Compartilhe  

últimas notícias