Diário de São Paulo
Siga-nos
Cidadania

Prefeitura de São Paulo convida paulistanos a apresentar projetos no GeoSampa Aberto

A plataforma fornece dados sobre a gestão territorial para o livre acesso da população

Ponte Estaiada, próximo à Marginal Pinheiros, na zona sul de São Paulo - Imagem: Freepik
Ponte Estaiada, próximo à Marginal Pinheiros, na zona sul de São Paulo - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 12/07/2023, às 12h17


A Prefeitura de São Paulo vai realizar o GeoSampa Aberto, uma iniciativa que estimula a apresentação de trabalhos, projetos, produtos e outras formas de aplicações dos dados do portal feitos pela sociedade civil.

O evento será realizado no dia 8 de agosto de 2023, das 10h às 18h. A mostra será na Biblioteca Mário de Andrade, na Rua da Consolação, 94, no Centro.

O GeoSampa é o mapa digital da capital paulista. Uma ferramenta estratégica de análise e gestão territorial para a prefeitura e um portal de dados abertos geoespaciais disponível a toda população.

O projeto integra em sua infraestrutura o sistema de informações geográficas do município e dados territoriais produzidos por diversas secretarias em um único lugar.

Atualmente, a plataforma conta com mais de 350 camadas que abordam temas relevantes à cidade, como zoneamento, rede de transporte público, patrimônio histórico, escolas e parques. Além de informações sobre áreas estratégicas como lotes fiscais, arborização urbana, e equipamentos públicos nas áreas de educação, saúde, assistência social, cultura, esportes e lazer. Seu conteúdo pode ser livremente acessado, utilizado e compartilhado para qualquer finalidade, bastando que o usuário cite sua fonte.

O acesso a esses dados fornece informações que apoiam a participação cidadã e controle de políticas públicas e ainda permite um olhar da Cidade de São Paulo de forma integrada a partir do território.

Compartilhe  

últimas notícias