Diário de São Paulo
Siga-nos
Cidades Mais Seguras do Brasil

Guarulhos aparece em 1º lugar em ranking de cidades mais seguras do Brasil

São Paulo também apareceu no ranking das 10 capitais brasileiras com população acima de 1 milhão de habitantes

Guarulhos aparece em 1º lugar em ranking de cidades mais seguras do Brasil - Imagem: divulgação
Guarulhos aparece em 1º lugar em ranking de cidades mais seguras do Brasil - Imagem: divulgação

Vitória Tedeschi Publicado em 09/08/2023, às 15h42


A cidade de Guarulhos se destacou entre as cidades mais seguras do Brasil com população acima de 1 milhão de habitantes, após ocupar o 1º lugar do ranking divulgado no Anuário de 2023 sobre as Cidades Mais Seguras do Brasil.

O anúario, que foi elaborado pela MySide, empresa do ramo imobiliário especializada em tecnologia, teve como base os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde. Além disso, a análise também avaliou a quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes.

Os dados revelaram que a capital comandada pelo prefeito Guti, ficou na frente de São Paulo (SP) - que ocupou o segundo lugar - e de outros oito municípios. Foram eles: Brasília (DF), Campinas (SP), Goiânia (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com Guti, a evolução da segurança pública de Guarulhos é fruto de uma série de esforços da atual administração.

"Nos últimos anos abrimos concurso público e chamamos cerca de 110 aprovados para a Guarda Civil Municipal (GCM). Ampliamos ainda as rondas preventivas e ostensivas, que operam também com o suporte de 5 mil câmeras de vigilância pela cidade, sendo 3,7 mil nas escolas. Além disso, adquirimos viaturas, renovando a frota, e mais de 500 armamentos para equipar agentes no combate à criminalidade", comentou o prefeito de Guarulhos.

Vale citar que, dentre os avanços, a Prefeitura lançará uma série de projetos a partir do financiamento de R$ 50 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que prevê investimentos em iniciativas como a otimização da capacidade de gestão da segurança pública do município.

O fortalecimento administrativo e operacional da GCM, a implantação de um Centro de Comando e Controle Integrado, a criação do Observatório da Segurança Municipal, a modernização da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas e o aprimoramento de programas de prevenção e combate à violência e à criminalidade nas escolas, contra a mulher e os jovens, são outros exemplos de iniciativas positivas para o município paulista.

Confira o ranking de cidades mais seguras com população acima de 1 milhão de habitantes:

  1. Guarulhos (SP)
  2. São Paulo (SP)
  3. Brasília. (DF)
  4. Campinas (SP)
  5. Goiânia (GO)
  6. Belém (PA)
  7. Belo Horizonte (MG)
  8. Porto Alegre (RS)
  9. Curitiba (PR)
  10. Rio de Janeiro (RJ)
Compartilhe  

últimas notícias