São Paulo também apareceu no ranking das 10 capitais brasileiras com população acima de 1 milhão de habitantes
Vitória Tedeschi Publicado em 09/08/2023, às 15h42
A cidade de Guarulhos se destacou entre as cidades mais seguras do Brasil com população acima de 1 milhão de habitantes, após ocupar o 1º lugar do ranking divulgado no Anuário de 2023 sobre as Cidades Mais Seguras do Brasil.
O anúario, que foi elaborado pela MySide, empresa do ramo imobiliário especializada em tecnologia, teve como base os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde. Além disso, a análise também avaliou a quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes.
Os dados revelaram que a capital comandada pelo prefeito Guti, ficou na frente de São Paulo (SP) - que ocupou o segundo lugar - e de outros oito municípios. Foram eles: Brasília (DF), Campinas (SP), Goiânia (GO), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ).
De acordo com Guti, a evolução da segurança pública de Guarulhos é fruto de uma série de esforços da atual administração.
"Nos últimos anos abrimos concurso público e chamamos cerca de 110 aprovados para a Guarda Civil Municipal (GCM). Ampliamos ainda as rondas preventivas e ostensivas, que operam também com o suporte de 5 mil câmeras de vigilância pela cidade, sendo 3,7 mil nas escolas. Além disso, adquirimos viaturas, renovando a frota, e mais de 500 armamentos para equipar agentes no combate à criminalidade", comentou o prefeito de Guarulhos.
Vale citar que, dentre os avanços, a Prefeitura lançará uma série de projetos a partir do financiamento de R$ 50 milhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que prevê investimentos em iniciativas como a otimização da capacidade de gestão da segurança pública do município.
O fortalecimento administrativo e operacional da GCM, a implantação de um Centro de Comando e Controle Integrado, a criação do Observatório da Segurança Municipal, a modernização da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Guardas e o aprimoramento de programas de prevenção e combate à violência e à criminalidade nas escolas, contra a mulher e os jovens, são outros exemplos de iniciativas positivas para o município paulista.
Confira o ranking de cidades mais seguras com população acima de 1 milhão de habitantes:
Leia também
SURUBA? Vídeo vazado de sexo entre prefeito e 2 mulheres causa polêmica na web
Pernoca lidera isolado a disputa pela Prefeitura de Poá
Justiça nega pedidos para impedir candidatura de Pablo Marçal a prefeito
O paradoxo do politicamente correto: proteger ou reprimir?
PRTB vai à polícia contra "fake" sobre ligação de Avalanche com PCC; advogado prepara tudo
Promotora diz que Lucas Sanches não tem provas para processar ex-assessor; saiba tudo
Incêndios Florestais: fumaça do Brasil se espalha para países vizinhos
Em seu final de semana de estreia, "Beetlejuice 2" tem a 2ª maior bilheteira de setembro
Pendências fiscais crescem no Brasil; saiba se seu CPF ou CNPJ está em risco
Mercado prevê sequência de altas na Selic em 2024