Diário de São Paulo
Siga-nos
É o amor!

Dia dos Namorados em SP terá oficina com escritora premiada para ensinar a escrever cartas de amor

O local escolhido para a ação foi um terminal da EMTU, responsável pelo transporte de 1,8 milhão de pessoas

Dia dos Namorados em SP terá oficina com escritora premiada para ensinar a escrever cartas de amor - Imagem: Dani Ortiz / Divulgação
Dia dos Namorados em SP terá oficina com escritora premiada para ensinar a escrever cartas de amor - Imagem: Dani Ortiz / Divulgação

Vitória Tedeschi Publicado em 10/06/2023, às 08h39


O Dia dos Namorados, que acontece na próxima segunda-feira (12), está chegando e com ele a onda de romantismo já começa a surgir. Neste momento, nada melhor do que relembrar seu parceiro (a) do seu amor e de momentos inesquecíveis, e como fazer isso melhor do que por meio de uma carta de amor?

Foi pensando nisso que a jornalista e escritora premiada, Ivy Farias, resolveu dedicar seu tempo a ensinar desde a redação da carta até o acabamento caprichado com envelope especial e um selo com toques românticos neste dia especial.

O Dia dos Namorados, celebrado no Brasil desde 1949, é uma data popularmente conhecida pelo apelo comercial, mas também pode ser comemorada de maneira gratuita. Isso porque: "O amor não tem preço", como acredita Ivy. A escritora defende que as cartas não custam nada mas têm um efeito grandioso.

Quem recebe sempre terá no coração este sentimento eternizado, de que foi lembrado ou lembrada em um momento importante do dia", descreve ela.

"Aqui não é sobre ler nas entrelinhas e sim colocar no papel todas as palavras não ditas na correria do dia a dia para que o mais importante prevaleça: o amor", continua explicando a escritora.

cartas-de-amor-dia-dos-namorados
Desde os papéis das cartas até os detalhes finais com toques românticos foram pensando para fazer o momento ser especial / Imagem: Dani Ortiz / Divulgação

A oficina, que é gratuita, acontecerá na próxima segunda-feira (12), a partir das 10h, no Terminal Metropolitano Santo André, em uma ação em parceria com a EMTU, que é responsável pelo transporte de 1,8 milhão de pessoas em cinco regiões metropolitanas do estado de São Paulo, conectando 134 municípios.

Para o gerente de marketing da EMTU, Paulo Reis, faz parte da estratégia da empresa humanizar os espaços físicos dos terminais. "Temos um compromisso com nosso público: ainda que seja de passagem, a experiência de espera pode e deve ser agradável e, por que não, inesquecível? Ações como essas tem esse objetivo, marcar positivamente a memória das pessoas", define.

Paulo pontua que, no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aproximadamente 9,6 milhões de pessoas são analfabetas.

Deste, 2,9% estão na região Sudeste. É nossa obrigação enquanto uma empresa que presta serviços ao cidadão oferecer o melhor de acordo com a realidade", afirma.

"E a realidade é esta: estamos indo aonde o povo está, ajudando a escrever e escrevendo cartas para quem sabe e para quem não sabe escrever. Queremos aquecer o coração no Dia dos Namorados", completa.

Assim, a partir deste dado, notamos que o 'simples' gesto de escrever uma carta que demonstre o sentimento pela pessoa amada pode ser impossível, tanto no Dia dos Namorados quanto em qualquer outro.

Assim, a oficina é muito mais do apenas "ensinar a escrever cartas", mas dar a oportunidade para as pessoas que não conseguem fazer isso sozinhas de também e abrirem seus corações e demonstrarem todo o seu amor.

Serviço

Data: 12 de junho de 2023
Horário: 10h às 13h
Local e endereço: Terminal Santo André (Rua Visconde de Taunay, s/n - Centro - Santo André - SP)

Quem é Ivy Farias?

É advogada, jornalista e escritora premiada no PROAC 2020 promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. Tem sete livros publicados, entre eles Entre Tempos e Escrever Direito: Manual de Escrita Criativa Para Carreiras Jurídicas por sua editora, A Palavrista.

Vive em São Paulo e atende no mundo inteiro como escritora, mentora de escrita, ghost writer e professora de escrita criativa. Tem clientes em países como Colômbia, Chile, México, Saint Martin, Espanha, Venezuela, Índia, Estados Unidos, Portugal, Suíça e Austrália pois é fluente em inglês, francês e espanhol porque, segundo ela, "o amor é língua universal". "Tudo o que eu faço é com muito amor. Amor às histórias e às palavras".

Ivy gosta tanto de histórias que fez três cursos de Contação de Histórias e é voluntária de um abrigo para crianças em situação de vulnerabilidade social. Formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi correspondente internacional e trabalhou nos principais veículos de comunicação do Brasil e do mundo como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Editora Abril, Editora Trip, Vogue e Vogue Noivas, L'Officiel Brasil, EBC, Deutsche Welle, JOTA, etc.

Além disso, também tem outro projeto especial relacionado com cartas, o Últimas Palavras, onde, além de escrever obituários, ensina as pessoas a escreverem... suas últimas palavras. "Também é inspirado em tradições de outros países como Estados Unidos e Alemanha. A Universidade de Stanford tem o The Letter Project, para ensinar pessoas com idade avançada ou acometidas de doenças sem cura a transmitir seus sentimentos", explica. "Na Europa, por exemplo, há uma profissão chamada eulogist (eulogista). Tem até curso e uma série na Netflix sobre isso".

ivy-farias
Ivy Farias é jornalista, advogada, escritora e tem sete livros publicados / Imagem: Dani Ortiz / Divulgação
Compartilhe  

últimas notícias