Diário de São Paulo
Siga-nos
Do contra

Valentine's Day: por que o Brasil comemora o Dia dos Namorados só em junho?

A escolha da data ainda gera polêmicas até hoje e nada tem a ver com tradição

Valentine's Day: por que o Brasil comemora o Dia dos Namorados só em junho? - Imagem: Unsplash
Valentine's Day: por que o Brasil comemora o Dia dos Namorados só em junho? - Imagem: Unsplash

Nathalia Jesus Publicado em 14/02/2023, às 09h49


No dia 14 de fevereiro é comemorado o 'Valentine's Day' (Dia de São Valentim), o dia mais romântico do ano em diversos países ao redor do mundo. No Brasil, a data é conhecida como Dia dos Namorados, mas não é comemorada nessa época do ano, você sabe o porquê?

Desde 1948, o Dia dos Namorados é celebrado no dia 12 de junho, na véspera do dia em homenagem ao santo casamenteiro da tradição católica, Santo Antônio. No entanto, a razão pela escolha da data não foi muito pensada com a ligação religiosa, mas econômica.

De acordo com a apuração da BBC News, o dono da agência de publicidade Standart Propaganda, João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, foi o responsável pela ideia da data e pela disseminação dela.

Contratado pela loja Exposição Clipper, Doria tinha como objetivo melhorar as vendas do estabelecimento no mês de junho, que era um dos mais fracos do ano. Desta forma, ele desenvolveu a ideia de criar uma data para o Dia dos Namorados.

O mês de junho foi escolhido justamente por ser um período de poucas comemorações e, consequentemente, pouco lucrativo. A escolha do dia 12, sim, teve embasamento religioso, uma vez que a data antecede o dia de celebração de Santo Antônio, muito popular no Brasil.

Depois de estabelecer a data, Doria criou os primeiros slogans do Dia dos Namorados de junho. "Não é só com beijos que se prova o amor!", dizia uma das propagandas. "Não se esqueçam: amor com amor se paga", constava em outra. As campanhas foram eleitas as melhores do ano pela Associação Paulista de Propaganda.

Somente no ano seguinte a data começou a se tornar mais popular, quando outras regiões e setores do comércio passaram a aderir o Dia dos Namorados em junho, após alguns anos, a comemoração se tornou nacional.

Atualmente, o Dia dos Namorados é a terceira melhor data de faturamento para o comércio do país. ficando atrás somente do Natal e Dia das Mães. A média de lucro das empresas durante o período mais romântico do ano está perto da casa do R$ 1,5 bilhão.

Compartilhe  

últimas notícias