Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Bancos de sangue estão com estoque em estado crítico em SP, alertam hospitais

Por conta da situação, um hospital da Zona Sul da capital paulista deixará de coletar bolsas de sangue

Em junho, é celebrada a campanha "Junho Vermelho", com o propósito de incentivar as doações de sangue - Imagem: Freepik
Em junho, é celebrada a campanha "Junho Vermelho", com o propósito de incentivar as doações de sangue - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 19/06/2023, às 17h51


Os bancos de sangue da cidade de São Paulo estão com estoques baixos neste período de queda na temperatura. Segundo os hospitais da capital, apenas dois tipos sanguíneos estão com condição considerada estável.

O cenário é mais crítico nos estoques para os tipos O+, O-, B+ e B-, apenas A+ e A- têm estoque em situação melhor, mas em alerta. Somente os tipos A/B+ e AB- possuem estoques estáveis.

Na próxima terça-feira (20), o posto de coleta do Hospital Municipal do Campo Limpo, na Zona Sul de São Paulo, deixará de atender a população para coletar bolsas de sangue. A decisão é da Colsan, responsável pela unidade.

Em nota divulgada à imprensa, a Colsan explicou que o posto será desativado em razão dos baixos valores repassados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) que, de acordo com a associação, não são reajustados há 15 anos. Tanto a Colsan quanto a Fundação Pró-Sangue contam com postos de coleta de sangue na capital e nas cidades vizinhas.

No entanto, o posto da Colsan mais próximo do bairro fica na Aclimação, distante 19 km distante do Campo Limpo.

Diante da grave situação, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo se manifestou e afirmou que não foi comunicada sobre o fechamento do posto, “de responsabilidade da Colsan”, e que o contrato continua vigente e a unidade é considerada como ativa na rede municipal.

Compartilhe  

últimas notícias