Diário de São Paulo
Siga-nos

FDE realiza primeira licitação de concorrência no novo sistema de contratação do Governo de SP

Três escolas estaduais serão reconstruídas com modelo inovador que dá mais celeridade às obras e otimiza recursos

Jean Pierre Neto, presidente da Fundação e Tarcísio de Freitas, governador de SP. - Imagem: Acervo
Jean Pierre Neto, presidente da Fundação e Tarcísio de Freitas, governador de SP. - Imagem: Acervo

Redação Publicado em 26/04/2024, às 13h18


A Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) realizou a primeira licitação de concorrência no novo sistema de contratação do Governo de SP, marcando uma nova era de inovação e eficiência nas obras das escolas estaduais. Com foco em celeridade e eficiência, a gestão da FDE tem se dedicado a atender às demandas das comunidades escolares e às expectativas da sociedade.

De acordo com a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), a FDE é o primeiro órgão do estado de São Paulo a utilizar o novo sistema “compras.gov” de contratação pública para uma licitação na modalidade concorrência, em consonância com a nova Lei de Licitações (nº 14.133), com o apoio da SGGD. O objetivo da contratação é a substituição de prédios das escolas estaduais Maria Aparecida Ransani Magalhães (Guarulhos), Professor Adiwalde de Oliveira Coelho (Campinas) e Vicente de Carvalho (São Vicente), com um modelo inovador que dá mais agilidade às obras. Serão investidos R$ 62 milhões para as novas escolas, beneficiando cerca de 1.500 alunos.

Vinicius Faraj, diretor de Obras e Serviços da FDE, destaca o trabalho em equipe e as inovações feitas pelo time. Ele menciona que o grupo tem se esforçado para adaptar os projetos à nova legislação e manter a celeridade do trabalho, superando desafios.

A Diretoria de Projetos Especiais também se destacou, a equipe liderou quatro processos licitatórios na modalidade Pregão, utilizando o Sistema de Registro de Preço disponibilizado pelo novo sistema de contratação. Essas iniciativas não apenas modernizam os procedimentos, mas permitem o abastecimento das 5.200 escolas da rede estadual de ensino por meio da Rede de Suprimentos.

Em janeiro de 2024, a equipe dedicou-se à tarefa desafiadora de cadastrar mais de 4.920 itens no sistema "compras.gov”. Essa lista impressionante incluiu 3.590 itens de papelaria, 1.090 de informática, 75 de alimentos e 165 de utensílios de cozinha. Essa realização não passou despercebida, transformando-se rapidamente em referência para a Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD) pela quantidade de itens cadastrados e posteriormente licitados.

Emanuelle Sanches, gerente de Operações e Logística, destacou o comprometimento excepcional de toda a equipe. O engajamento foi evidenciado pelo esforço coletivo em participar de grupos de estudos e webinars, onde dúvidas foram levantadas e resolvidas. As reuniões diárias com a equipe da SGGD foram um ponto crucial para garantir que os cadastros fossem concluídos com rapidez recorde.

Jean Pierre Neto, presidente da Fundação, exalta a conquista das equipes da FDE. Ele ressalta que, durante sua gestão, a FDE alcançou a entrega de mais de duas obras por dia, demonstrando a eficiência e o comprometimento da instituição. Neto enfatiza a celeridade nas contratações como um dos destaques de sua gestão e destaca que essas licitações são apenas um dos inúmeros marcos conquistados pela Fundação sob sua liderança.

Compartilhe  

últimas notícias