Diário de São Paulo
Siga-nos
470 ANOS

Aniversário de São Paulo: o que abre e o que fecha?

Nesta quinta-feira (25) a Capital paulista completa 470 anos; dia é feriado municipal

Nesta quinta-feira (25) a Capital paulista completa 470 anos; dia é feriado municipal - Imagem: Reprodução/Google Maps - CORREIOS PENHA- AGF - Av. Amador Bueno
Nesta quinta-feira (25) a Capital paulista completa 470 anos; dia é feriado municipal - Imagem: Reprodução/Google Maps - CORREIOS PENHA- AGF - Av. Amador Bueno

Ana Rodrigues Publicado em 25/01/2024, às 07h55


Nesta quinta-feira (25), a cidade de São Paulo celebra seus 470 anos de existência. A data é feriado municipal e, devido isso, alguns serviços fecham ou funcionam em horário especial.

Segundo a CNN, o programa Rua Abertas vai funcionar, das 9h às 16h, na Paulista e na Liberdade, em que as vias vão ser fechadas para veículos. O Minhocão ficará fechado para carros das 7h às 21h45. Confira a lista do que abre e o que fecha na capital paulista.

Transporte

Rodízio

O Rodízio Municipal de Veículos está suspenso na quinta-feira (25). Na sexta-feira (26), ele estará suspenso apenas para os veículos de passeio (automóveis), em razão da redução de circulação de veículos no feriado prolongado de aniversário da cidade.

Metrô

As linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata do Metrô vão operar com a frota de feriado entre as 4h40 e meia-noite.

O número de trabalhadores ainda será reforçado em estações que atendem as celebrações do aniversário, como o caso da estação São Bento, Carandiru e Tietê, da Linha 1-Azul, e Anhangabaú, da Linha 3-Vermelha.

CPTM

As linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade vão funcionar com intervalos equivalentes aos de sábado.

O trecho entre as estações Brás e Tatuapé ainda está interditado para obras de instalação de novos Aparelhos de Mudança de Via (AMV). Na sexta-feira (26), no sábado (27) e no domingo (28), as programações serão as habituais.

Ônibus Intermunicipais

As linhas metropolitanas com destino à capital realizarão a programação de sábado. Na sexta-feira, a oferta de viagens será a comum para um dia útil.

Serviços úteis

Procon

Os postos da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, o Procon, localizados dentro dos Poupatempos Sé e Santo Amaro estarão fechados no feriado. Ambos funcionarão normalmente na sexta (26) e no sábado (27).

Já os setores administrativos, a ouvidoria, os postos avançados nas delegacias e os núcleos regionais estarão fechados na quinta (25) e sexta (26). Então, os consumidores podem registrar reclamações pelo site www.procon.sp.gov.br.

Correios

As agências dos Correios não terão atendimento ao público na quinta-feira (25), porém, o funcionamento volta ao normal na sexta (26).

Saúde

Na quinta-feira (25) e na sexta-feira (26), algumas unidades de saúde na capital paulista terão seu funcionamento alterado. Funcionarão normalmente - durante os dois dias -, as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) integradas.

Nos dois dias, para demandas internas funcionarão os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) III. E, estarão em regime de plantão a Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), a Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) e a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap).

O que abre no dia 25/01:

  • Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs) - das 7h às 19h;
  • AMAs/UBSs Integradas - das 7h às 19h;
  • Hospitais Municipais (HMs);
  • Hospitais Dia (HDs) - tanto os que atuam 12h, quanto os que atuam 24h;
  • Prontos-socorros Municipais (PSMs);
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPAs);
  • Centros de Atenção Psicossocial (Caps) IV;
  • Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu);
  • Laboratório de Análises Toxicológicas (LAT);
  • Complexo Regulador de Urgência e Emergência (Crue);
  • Centro de Controle de Intoxicações (CCI).

Esporte e Lazer

Centros Esportivos Municipais

Na quinta-feira (25), eles vão funcionar das 6h às 18h. Na sexta-feira, o horário de funcionamento será das 6h às 22h.

Cultura

Instituto Moreira Salles

No dia 25, o IMS Paulista funcionará normalmente, das 10 às 20h.

Museu de Arte de São Paulo

o MASP funciona normalmente, das 10h às 18h, e possui entrada gratuita.

Compartilhe  

últimas notícias