Diário de São Paulo
Siga-nos
Protesto

Ciclistas pedalam nus em protesto na Avenida Paulista: 'Pedalada Pelada'

Um grupo de aproximadamente 30 pessoas participou da manifestação

Ciclistas pedalam nus em protesto na Avenida Paulista; entenda - Imagem: reprodução
Ciclistas pedalam nus em protesto na Avenida Paulista; entenda - Imagem: reprodução

Nathalia Jesus Publicado em 12/03/2023, às 20h01


O grupo de aproximadamente 30 ciclistas tomou a Avenida Paulista, a mais emblemática de São Paulo, na madrugada deste domingo (12), para fazer um protesto inusitado contra os acidentes de trânsito que envolvem a classe. O que mais chamou a atenção foi que para o protesto, eles decidiram pedalar nus.

Com o nome 'Pedalada Pelada', o evento é a versão brasileira do movimento 'World Naked Bike', segundo o g1.

Enquanto a maioria apareceu sem qualquer peça de roupa, alguns preferiram usar roupas íntimas durante a pedalada na madrugada chuvosa na capital paulista.

O objetivo do protesto é mostrar o quanto os ciclistas estão vulneráveis perante aos carros no cotidiano, o que provoca uma tensão no trânsito, principalmente por conta da violência dos acidentes envolvendo ciclistas e carros.

"Estamos nus no meio da maior avenida da América Latina. Isso deixa o nosso corpo vulnerável, a nossa intimidade. E a ideia com o naturismo, o nudismo, é justamente mostrar para as pessoas o quanto nós ainda somos fracos diante da força, da violência dos carros", afirmou o fotógrafo Allis Bezerra, de 41 anos.

A artista Andressa Aguida, de 43 anos, pintou no colo a mensagem "pedalada sustentável" e desfilou de topless pela avenida.

"Falta respeito às pessoas porque estamos de bicicleta e as pessoas nos carros são muito impacientes, buzinam, algo do tipo 'vai ou então eu passo por cima de você'", relatou.

A manifestação, que foi pacífica do início ao fim, foi acompanhada pela Polícia Militar.

Um estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) publicado em junho do ano passado mostra que em 2021 o país registrou mais de 16 mil acidentes com internações de ciclistas em estado grave, o que representa a média de 44 por dia.

Compartilhe  

últimas notícias