Diário de São Paulo
Siga-nos
Buscas

Conheça o interior do submarino que sumiu ao visitar os destroços do Titanic

Turistas passavam pelo Oceano Atlântico nesta segunda-feira (19) quando o caso virou um mistério

Um submarino com turistas a bordo que iria aos destroços do Titanic desapareceu durante a descida no Oceano Atlântico. - Imagem: reprodução I Youtube CBS Sunday Morning
Um submarino com turistas a bordo que iria aos destroços do Titanic desapareceu durante a descida no Oceano Atlântico. - Imagem: reprodução I Youtube CBS Sunday Morning

Juliane Moreti Publicado em 20/06/2023, às 16h22


Nesta segunda-feira (19), um submarino com turistas a bordo que seriam levados aos destroços do Titanic desapareceu enquanto estava começando a descer o Oceano Atlântico.

A expedição começou na última sexta-feira (16) partindo do Canadá e carregava 5 pessoas, capacidade máxima do chamado Titan, que possui 6,5 metros de comprimento por 3 metros de largura.

Seu peso chega a 10 toneladas por, também, ser feito de fibra de carbono e titânio, que se move em uma velocidade de 3 nós (5,5 km/h) impulsionado por 4 propulsores Innerspace 1002. 

O Titan é guiado por um Joystick, que se parece com um controle de vídeo game, conforme informações do portal G1

Dentro da cápsula, os tripulantes podem ter uma visão pequena para o lado de fora, por meio de uma janela, e são colocados três monitores que vão acompanhar o status do equipamento e das pessoas presentes.

Ainda conforme o portal, sabe-se que a quantidae de oxigênio utlizada para o passeio permite que a viagem seja segura até 4 dias.

No ano passado, David Pogue, jornalista da CBS, contou que participou da expedição e pôde descer apenas 10 metros por causa de problemas técnicos.

David também soube que o submarino não tinha GPS ou algum cabo que ligasse até a superfície, mas o fabricante garantiu a segurança da cápsula feita pela NASA.

interior-submarino-desaparecido
Interior do submarino desaparecido. Imagem: reprodução I G1 
controle-e-telas-submarino-desaparecido
Controle e telas presentes no submarino desaparecido. Imagem: reprodução I G1 
Compartilhe  

últimas notícias