Diário de São Paulo
Siga-nos
Internacional

URGENTE: helicóptero cai em creche, mata ministro e outras 17 pessoas

O trágico acidente aconteceu nesta quarta-feira (18)

O trágico acidente aconteceu nesta quarta-feira (18) - Imagem: reprodução Freepik
O trágico acidente aconteceu nesta quarta-feira (18) - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 18/01/2023, às 14h20


Um acidente de helicóptero em Brovary, na Ucrânia, matou nesta quarta-feira (18) pelo menos 18 pessoas, incluindo o ministro do Interior do país, Denys Monastyrskyi, de 42 anos.

Nove indivíduos que faleceram no acidente e estavam a bordo da aeronave dos serviços de emergência da Ucrânia eram altos funcionários do ministério. Dentre eles estavam: o vice de Monastyrskyi, Yehven Yenin, e o secretário de Estado do Ministério de Assuntos Internos, Yurii Lubkovych.

De acordo com o chefe da polícia nacional, o helicóptero caiu perto de uma creche, na periferia leste da capital. Duas crianças estavam entre os mortos e 15 estavam no hospital, disseram as autoridades ucranianas. Ao menos outras 14 pessoas ficaram feridas.

ministro-ucrania-helicoptero
URGENTE: helicóptero cai em creche, mata ministro da Ucrânia e outras 17 pessoas / Imagem: reprodução Twitter @r_stefanchuk

A queda ocorreu no início da manhã em um bairro residencial de Brovary, município a 25 quilômetros do centro de Kiev. A capital ucraniana e os arredores têm sido alvo constante de bombardeios russos desde o fim do ano passado.

Até a última atualização desta matéria, a causa da queda da aeronave ainda não havia sido divulgada, mas o governo ucraniano confirmou a morte do ministro de Interior na queda. O cargo é um dos mais importantes do país - o chefe da pasta é o responsável pelas Forças Armadas e, por isso, uma das principais peças na guerra na Ucrânia.

A agência de inteligência da Ucrânia informou que abriu uma investigação para apurar as causas da queda e disse que, por enquanto, considera as seguintes hipóteses:

  • Violação das regras de voo;
  • Mau funcionamento técnico do helicóptero;
  • Ações intencionais para destruir um veículo.

De acordo com o InfoMoney, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que o episódio foi uma "terrível tragédia", enquanto a primeira-dama do país, Olena Zelenska, não segurou as lágrimas antes de participar de uma sessão do Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

A primeira-ministra da Estônia, Kaja Kallas, lamentou a tragédia e enviou suas "mais profundas condolências" aos cidadãos ucranianos e às famílias das vítimas.

"A Estônia chora com você. Outra memória trágica do preço incrivelmente alto da Ucrânia está pagando em sua luta pela liberdade contra a Rússia", escreveu a premiê.

Compartilhe  

últimas notícias