Diário de São Paulo
Siga-nos
Internacional

Portugal aprova acordo que facilita entrada de brasileiros no país; saiba como funciona

Medida surge para promover a circulação e a mobilidade entre os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Portugal aprova acordo que facilita entrada de brasileiros no país - imagem: Freepik
Portugal aprova acordo que facilita entrada de brasileiros no país - imagem: Freepik

Fernanda Viana Publicado em 02/09/2022, às 15h31


O Conselho de Ministros de Portugal aprovou nesta quinta-feira (1) um acordo que acelerará os processos de entrada de pessoas dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que inclui o Brasil.

Ainda não se sabe quando a medida entrará em vigor, mas cidadãos desses países não vão precisar mais comprovar:

  • A passagem de volta - salvo quando solicitarem visto de residência;
  • Seguro-viagem;
  • Meios de subsistência.

Membros do CPLP também não serão mais obrigados a se apresentarem presencialmente para requerimento de visto.

Brasileiros já não precisavam de visto para entrar em Portugal, devido às regras de entrada nos países europeus do Espaço Schengen - política de abertura das fronteiras e de livre-circulação de pessoas entre os países membros.

Porém, ainda poderiam ter sua entrada negada no país pela falta de documentos, como o seguro-viagem e a passagem de volta, agora não mais necessários.

"As alterações pretendem ainda contribuir para a resposta à necessidade de mão de obra com vista à revitalização da economia", afirma a nota do Conselho de Ministros de Portugal.

"Isso vem a promover a circulação e a mobilidade dentro do espaço da CPLP com uma regra muito simples, que é que todos os cidadãos de um Estado membro que peçam visto, esse visto deve ser concedido imediatamente, a não ser que haja uma ordem de expulsão ou proibição do espaço Schengen", explicou o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, segundo a agência EFE.

Compartilhe  

últimas notícias