Diário de São Paulo
Siga-nos
Crime

Mulher que cortou a garganta de seus cinco filhos recebe eutanásia

Ela alegou estar passando por sofrimento psicológico insuportável

Mulher que cortou a garganta de seus cinco filhos recebe eutanásia - Imagem: reprodução Daily Mail
Mulher que cortou a garganta de seus cinco filhos recebe eutanásia - Imagem: reprodução Daily Mail

Vitória Tedeschi Publicado em 03/03/2023, às 13h10


Genevieve Lhermitte, a mulher belga que chocou o mundo ao assassinar seus cinco filhos recebeu eutanásia no aniversário de 16 anos dos crimes cometidos por ela. Ela tinha 40 anos quando cortou a garganta das crianças, com idades variando entre 3 e 14 anos, na casa de sua família, na cidade belga de Nivelles.

De acordo com a Revista Monet, o marido dela, pai das crianças, estava viajando, visitando sua família em Marrocos, quando ocorreram os crimes.

À época, em 2008, a mulher foi condenada à prisão perpétua, e em meados de 2019 foi levada para uma instituição psiquiátrica, onde tentou cometer suicídio. Sem êxito, ela pediu, por meio de seu advogado, a chance de optar pela eutanásia.

É importante ressaltar que prática é legal na Bélgica desde que a pessoa esteja passando por "sofrimento psicológico insuportável", assim como ela alegou estar se sentindo.

O advogado de Genevieve disse à imprensa internacional que a medida só foi autorizada após a reunião de "várias opiniões médicas". Há poucos dias, ele mesmo confirmou a morte da mulher ao jornal Daily Mail.

Em vida, a mulher justificou seus atos como resultado de uma vida "desesperada e enclausurada" em casa com as crianças. Ela também expressou arrependimento de ter cometido tais crimes.

As cinco vítimas de Lhermitte forma Yasmine (14 anos), Nora (12 anos), Myriam (10 anos), Mina (7 anos) e Mehdi (3 anos). Na época dos assassinatos, o marido pediu o divórcio.

A notícia que chocou o mundo e foi muito noticiada pela imprensa na época, inspirou o filme "Perder a Razão (2012)", dirigido por Joachim Lafosse e protagonizado por Émilie Dequenne e Tahar Rahim. O longa-metragem foi premiado com o troféu de melhor atriz, da mostra Un Certain Regard, do Festival de Cannes de 2012, para Dequenne.

Confira o trailer abaixo:

Compartilhe  

últimas notícias