Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

O coaching integral sistêmico como poderosa ferramenta no processo de ressocialização de detentos no Brasil

Da esquerda para a direita esta a Camila Vieira, ao centro o advogado Dr. Márcio Oliveira e a direita o Paulo Vieira. - Imagem: Acervo | Gabinete do Dep. Altair Moraes
Da esquerda para a direita esta a Camila Vieira, ao centro o advogado Dr. Márcio Oliveira e a direita o Paulo Vieira. - Imagem: Acervo | Gabinete do Dep. Altair Moraes
Márcio José de Oliveira

por Márcio José de Oliveira

Publicado em 07/03/2024, às 05h13


  O Coaching Integral Sistêmico (CIS), metodologia desenvolvido pelo PhD Paulo Vieira, é uma abordagem profunda, que busca incutir uma visão holística e integrada do ser humano e de suas potencialidades, aplicando conceitos de neurociência, psicologia positiva, física quântica, sociologia e antropologia em consonância com princípios judaico-cristãos.

O master coaching, escritor e PhD Paulo Vieira já treinou mais de 1,5 milhões de pessoas no Brasil, e já doou mais de 17 mil vagas para detentos e mais de 15 mil vagas para policiais, treinando-os graciosamente, este trabalho de desenvolvimento socioemocional precisa ser expandido e institucionalizado para todos os custodiados do sistema penitenciário do Brasil, e para todos os membros das forças de segurança, por meio de transmissões ao vivo nas unidades prisionais e policiais.

Este programa de inteligência emocional e reprogramação de crenças é pioneiro no mundo, e tem resgatado inúmeras pessoas pela eficácia e eficiência de sua técnica, senão vejamos:

Esta metodologia é única, pelo fato de ter inovado no mundo do “coaching”, até então tínhamos apenas a figura do “coaching tradicional”, mormente nos países de primeiro mundo, a despeito dos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá.

O coaching tradicional é uma técnica exitosa, aplicada em indivíduos que procuram atingir determinados objetivos, todavia o processo estruturado que visa ajudar o ser humano a alcançar os seus objetivos é realizado de forma 100% cognitiva.

Diferente do coaching integral sistêmico, onde a técnica aplicada considera e trata o ser humano em sua totalidade, abrangendo aspectos cognitivos, físicos, emocionais e espirituais.

A metodologia do CIS reconhece e trabalha a interconexão entre esses diferentes aspectos e busca promover o desenvolvimento equilibrado em pelo menos onze pilares essências da vida.

Neste sentido, a pessoa passa a focar seus objetivos e resultados de forma mais tangível e mensurável, por meio de ferramentas específicas; que o auxiliarão na definição de metas claras, através de um minucioso plano de ação para alcançá-las.

O ponto fulcral do método CIS, consiste-se: no fomento de ações em direção aos objetivos estabelecidos, visando tirar o indivíduo da zona de conforto e estado atual, impulsionando-o para a autorresponsabilidade, para alcançar seus sonhos e aspirações no estado desejado.

O CIS trata o indivíduo dentro do contexto mais amplo de seus relacionamentos com a família, comunidade, sociedade, trabalho, financeiro, dentre outros. A metodologia reconhece a intrínseca influência desses sistemas externos na vida do indivíduo, e busca promover mudanças positivas em todos os níveis.

Tendo como premissa tornar os indivíduos protagonistas de suas próprias vidas. Ele visa desenvolver a autoconfiança, a autoestima e a autodeterminação dos indivíduos, capacitando-os para assumirem o controle de seu destino por meio do autoconhecimento.

As ferramentas e técnicas utilizadas nesta metodologia auxiliam os indivíduos a explorarem e conhecerem os seus valores, crenças, talentos e pontos fortes, permitindo-lhes tomarem decisões mais conscientes e alinhadas com seus propósitos.

phd
Da esquerda para a direita está o Deputado Estadual Altair Moraes acompanhado da sua esposa Sandra Moraes, Paulo Vieira acompanhado de sua esposa Camila Vieira, a equipe de gabinete do Deputado Altair Moraes e a direita o advogado Dr. Márcio Oliveira. ||| Imagem: Acervo | Gabinete do Dep. Altair Moraes

Este colunista, impactado com a dimensão do trabalho de inteligência emocional desenvolvido sob a liderança do empresário Paulo Vieira, por meio da sua empresa FEBRACIS, após ter concluído a 232ª edição do método CIS, compartilhou o teor e o alcance deste trabalho com o Deputado Altair Moraes - líder do Republicanos na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Em ato contínuo, o Deputado Altair Moraes em reconhecimento ao extraordinário trabalho voluntário, dedicado às forças de segurança e aos custodiados do sistema penitenciário do Estado de São Paulo, apresentou propositura, de sua autoria na ALESP, que resultou na condecoração ao PhD Paulo Vieira, com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo, na data de 14 de agosto de 2023.

Diante da efetividade deste trabalho, sobretudo, na reprogramação de crenças e no fortalecimento da inteligência emocional, com arrimo no artigo 10 da Lei de Execuções Penais, o qual aduz que:

“A assistência ao preso e ao internado é dever do Estado, objetivando prevenir o crime e orientar o retorno à convivência em sociedade”.

Faço votos, que o Governador Tarcísio de Freitas – Republicanos, envide esforços para institucionalizar o coaching integral sistêmico, enquanto ferramenta complementar de políticas públicas, que agregará muito aos programas de ressocialização dos detentos custodiados pela SAP - Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.

Compartilhe  

últimas notícias