Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Tributo ao legado de Andre Matos

Andre Matos - Imagem: Divulgação
Andre Matos - Imagem: Divulgação
Marcelo Emerson

por Marcelo Emerson

Publicado em 17/08/2023, às 05h46


O heavy metal é um estilo musical que adota o inglês como idioma primordial. Desde sua origem na cidade britânica de Birmingham e arredores, até os dias atuais em que os maiores expoentes do gênero ainda buscam a conquista de mercados onde o idioma é predominante ou aceito como segunda língua.

Aqui em nossas terras, onde o heavy metal nunca se consolidou como estilo popular, a imensa maioria das bandas adota o inglês nas suas letras. A nossa língua materna é bem-vinda no estilo, mas as bandas miram o mercado exterior e, por isso, não querem limitar suas possibilidades cantando num idioma que tem pouca aceitação fora de nossas fronteiras.

Com o tempo, a maioria dos fãs de heavy metal se acostumou a ouvir as letras das músicas apenas como mais um instrumento musical, prestando atenção apenas na melodia e não no conteúdo lírico. Creio que isso contribui para o nicho do metal ser cada vez mais restrito.

Por isso, vejo com muita satisfação o lançamento do livro “Andre Matos – A Obra”, dos autores Clovis Roman e Gustavo Maiato.

Os dois jornalistas têm seus nomes consolidados na mídia especializada em música pesada. Maiato escreve para a revista Roadie Crew e para o portal on line Whiplash. Roman é editor e produtor do portal Acesso Music.

Andre Matos foi um dos maiores expoentes da música pesada brasileira, tendo uma carreira de expressão mundial. Como consta no material fornecido pela Editora Estética Torta: “Ao longo de seus 32 anos de carreira, passando por Viper, Angra, Shaman, carreira solo e diversos outros projetos paralelos, Andre Matos compôs mais de 80 letras musicais. Gênio não apenas na parte musical, o maestro do heavy metal era também era perfeccionista e cuidadoso em suas composições líricas, recheando suas letras de sentimentos, inteligência e erudição. Uma riqueza muitas vezes não captada pelos fãs brasileiros, por não termos o inglês como língua materna. Mas isso deixará de ser um problema”. Matos faleceu precocemente no dia 8 de junho de 2019, de parada cardíaca.

O livro tem a proposta de jogar luzes sobre todas as letras de autoria de Andre Matos. Os autores traduziram minuciosamente cada uma delas, analisando-as e tecendo comentários abalizados, esclarecendo os contextos em que foram escritas e acrescentando curiosidades e nuances da criação lírica do Maestro do Rock.

Roman e Maiato utilizaram um enorme acerto de centenas de entrevistas concedidas por Andre Matos ao longo de toda sua vida.

Além de garantir cultura e entretenimento, o livro “Andre Matos – A Obra” certamente prestará um relevante tributo ao legado artístico do Maestro do Rock, além de contribuir para ampliar a compreensão das mensagens contidas na sua produção lírica.

Compartilhe  

últimas notícias