Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Segurança em Condomínios

Segurança em Condomínios - Imagem: Reprodução | YouTube
Segurança em Condomínios - Imagem: Reprodução | YouTube
Marcelo Emerson

por Marcelo Emerson

Publicado em 31/08/2023, às 06h27


Nesta coluna, vamos falar sobre condomínios. Recentes pesquisas dão conta da preferência do brasileiro pelos apartamentos. Pesquisa realizada no início desta década apontou que 43 % das famílias brasileiras prefere este tipo de imóvel, ao passo que 36% optam por residir em casas em ruas e 11% escolhe morar nas casas em condomínios fechados.

A pesquisa não indicava as razões pelas quais as pessoas preferem os apartamentos em condomínios, mas a questão da segurança certamente é um fator preponderante.

Invariavelmente, os moradores revelam que têm maior sensação de segurança nesta modalidade de imóvel. E essa realidade não decorre apenas da presença de profissionais uniformizados e equipados para organizar o acesso ás dependências do condomínio, mas também por um conjunto de cuidados que os administradores devem tomar para garantir a segurança das áreas comuns e do acesso às áreas privativas.

Os cuidados começam pela figura do porteiro, pois é o profissional que tem contato direto e constante com os moradores e com os prestadores de serviço que usualmente acessam o condomínio. É preciso que haja uma relação de confiança especial com esse profissional, que, no mais das vezes, é quem mantém a observância mais direta das normas de segurança do condomínio.

Quadrilhas especializadas em roubos de condomínios contam com a desatenção do porteiro, no mais das vezes, para praticar os crimes.

A responsabilidade pelo cumprimento das normas de segurança não recai apenas sobre o porteiro, mas deve ser algo que abrange todos os profissionais que formam as equipes que ocupam os postos de trabalho no condomínio.

Outro papel fundamental na adoção de rotinas preventivas de segurança nos condomínios recai sobre os próprios moradores, O conhecimento dos protocolos de segurança e a obediência a todos ele é fundamental para que todo e qualquer morador contribua para a segurança, não só de si próprio e de sua família, mas de todos os condôminos e profissionais que atuam no local.

A vida em condomínio exige uma noção de vida em sociedade, pois todos contribuem para garantir condições preventivas em termos de segurança nos condomínios.

Compartilhe  

últimas notícias