Diário de São Paulo
Siga-nos
COLUNA

Um mês atípico!

Um mês atípico! - Imagem: Pixbay
Um mês atípico! - Imagem: Pixbay
Fernanda Trigueiro

por Fernanda Trigueiro

Publicado em 13/01/2023, às 09h48


Como no ano que passou, a espera era a mesma. Janeiro, sol, calor, mar, piscina, férias das crianças, parque, mais sol, um céu lindo, termômetros nas alturas.... Era para ser como sempre é, mas temos um mês cinzento. Dias e noites de chuva. Tiramos do armário casacos de frio, enquanto os biquínis, sungas, shorts, vestidos e camisetas ficaram na gaveta. Quem tirou férias para pegar uma praia foi para debaixo do cobertor e até o vinho tinto deu as caras na mesa de quem queria mesmo uma cervejinha gelada.

Não está sendo fácil, claro, tínhamos expectativas. A gente vive criando ideias sobre tudo e todos e quando a realidade é diferente vem a frustração. A gente se frustra com pessoas, porque achávamos que elas fariam como a gente faz. Se decepciona com viagens que imaginou serem perfeitas até os perrengues aparecerem. A gente se desanima com o trabalho que tanto sonhou, com o filme que era sucesso de crítica, mas que tem um fim totalmente diferente do que você queria. Mães se desapontam com a maternidade, mulheres com o casamento, pais com a paternidade, homens com os relacionamentos. Resumindo: a gente quebra a cara quase o tempo todo.

E a culpa não é do filme, da temperatura, do destino, do tempo, do chefe ou do amor. A culpa é exclusivamente nossa. Para ter uma desilusão é só criar uma ilusão. Chega de perder tempo esperando que pessoas e coisas atendam as suas expectativas. São "suas" e de mais ninguém. Deixe seus dias mais leves. Saiba aproveitar a manhã nublada e veja graça na chuva que cai. Afinal, precisamos dela para valorizar os dias ensolarados.

Viver é saber apreciar o sol que brilha e o barulhinho da garoa. A estrada da vida pode não ser tão florida, você pode não encontrar aquela luz no fim do túnel e janeiro pode ser cinzento, sim. As estações estão loucas, o clima instável e não há o quê fazer. Apenas viva um dia de cada vez tirando de cada um o que tem de melhor. Querer controlar algo que não cabe a você é dar chance para a decepção. Por isso se daqui pra frente, as semanas continuarem chochas está tudo bem, agora se amanhã você abrir a janela e ver um dia lindo nascendo pode sorrir e lembrar como é bom ser surpreendido.  A maior felicidade está em não criar expectativas.

Compartilhe  

últimas notícias