Diário de São Paulo
Siga-nos
Indisciplina

No Flamengo desde 2019, Gabigol é o jogador mais expulso no Brasil; veja ranking

Jogador já acumula sete cartões vermelhos pelo clube carioca desde que voltou ao futebol brasileiro

Gabriel Barbosa, o Gabigol, em jogo do Flamengo - Imagem: reprodução/Twitter @carasaki10
Gabriel Barbosa, o Gabigol, em jogo do Flamengo - Imagem: reprodução/Twitter @carasaki10

Thais Bueno Publicado em 05/09/2022, às 17h08


O jogo contra o Ceará, no domingo (4), foi recheado de momentos para o atacante Gabriel Barbosa, mais conhecido como Gabigol- ou até Lil Gabi, para os mais íntimos.

Completando 200 jogos com a camisa do Flamengoe se tornando cada vez mais ídolo da torcida rubro-negra, o jogador (e agora trapper) não poderia estar mais feliz. 

Além de alcançar um número considerável de jogos com o time carioca, o paulista marcou aos 8 minutos do segundo tempo para empatar o jogo para o Flamengo e chegou a mais uma marca expressiva: se tornou o jogador mais jovem (26 anos) a marcar 100 gols no Campeonato Brasileiro. 

No entanto, tudo parecia bom demais para ser verdade. Próximo ao final da partida, nos acréscimos, Gabriel foi expulso ao receber o segundo cartão amarelo por agressão leve, considerada pelo juiz como conduta antidesportiva após rapidamente bater uma falta e acertar o adversário com a bola.

Com isso, o jogador quebra um recorde: chega a sete expulsões com a camisa da equipe rubro-negra, sendo que seis delas foram por condutas antidesportivas e indisciplina. O único diferente foi por um carrinho afrontoso na derrota para o Peñarol em seu primeiro ano no time.

No Flamengo desde 2019, Gabigol, mandado para o chuveiro mais cedo no jogo contra o Ceará, se tornou, portanto, o jogador com mais expulsões no futebol brasileiro.

Nas últimas quatro temporadas, o atacante colecionou momentos nos quais foi repreendido por reclamações - não é à toa que possui certa fama de "esquentadinho".

Possui média de uma expulsão a cada 28 partidas, enquanto recebe um cartão amarelo a cada 3,44 jogos.

Dos sete cartões vermelhos recebidos por Gabi, três foram diretos, com a maioria ocorrendo quando o Flamengo era mandante da partida.

Quatro expulsões vieram no Brasileirão, duas na Libertadores e uma no Campeonato Carioca. As categorias de expulsão variam de desrespeito ao árbitro à agressão leve.

Na lista de jogadores mais expulsos, Barbosa lidera; empatado em número de cartões, o volante Allan, do Atlético Mineiro, vem logo atrás - também sete cartões vermelhos, mas cinco foram por falta e apenas duas por indisciplina.

Quintero (Fortaleza), Gustavo Henrique (Flamengo) e Thiago Heleno (Athletico Paranaense) disputam o terceiro lugar, todos com cinco expulsões. 

Gabigol desfalca o Flamengo no domingo (11) contra o Goiás, em partida no Estádio da Serrinha. 

Compartilhe  

últimas notícias