Diário de São Paulo
Siga-nos

Tite volta a “rodar” braçadeira da Seleção, que já teve três capitães na ausência de Daniel Alves

Assim como já havia feito da chegada na seleção brasileira até a Copa do Mundo na Rússia, o técnico Tite voltou a "girar" a faixa de capitão entre os

SELEÇÃO
SELEÇÃO

Redação Publicado em 10/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h45


Lateral-direito esteve fora nos últimos oito jogos e também não vai disputar a Copa América

Assim como já havia feito da chegada na seleção brasileira até a Copa do Mundo na Rússia, o técnico Tite voltou a “girar” a faixa de capitão entre os jogadores em vez fixá-la com um único dono.

Porém, enquanto nas Eliminatórias da Copa de 2018 o rodízio era mais abrangente – foram oito capitães nos dez primeiros jogos – agora o treinador tem dado essa responsabilidade a um grupo mais restrito de atletas, como foi no Mundial da Rússia.

Na ausência de Daniel Alves, último capitão fixo da Seleção e responsável por erguer a taça da Copa América de 2019, apenas três jogadores usaram a braçadeira da Seleção: os zagueiros Thiago Silva e Marquinhos e o volante Casemiro.

Por diferentes motivos (lesão, falta de ritmo de jogo e opção técnica), Daniel Alves não veste a amarelinha há 636 dias – a última vez foi em amistoso contra a Nigéria, em 13 de outubro de 2019.

Neste período, o Brasil fez oito jogos do Brasil, sendo dois amistosos e seis pelas Eliminatórias da Copa de 2022. Confira os capitães nestas partidas:

  • Argentina: Thiago Silva
  • Coreia do Sul: Marquinhos
  • Bolívia: Casemiro
  • Peru: Thiago Silva
  • Venezuela: Thiago Silva
  • Uruguai: Thiago Silva
  • Equador: Casemiro
  • Paraguai: Marquinhos

Antes de Daniel Alves, o capitão fixo da Seleção era Neymar. Ele foi escolhido por Tite após a Copa do Mundo de 2018, numa demonstração de confiança do treinador no atacante, que vinha sofrendo críticas pelo comportamento na Rússia. A intenção era também atribuir mais responsabilidades ao camisa 10.

Porém, Tite decidiu mudar depois da agressão do atacante do PSG a um torcedor na final da Copa da França, no meio de 2019.

Na Rússia, Marcelo, Miranda e Thiago Silva foram os capitães. Apenas o último segue sendo convocado para a Seleção.

Thiago Silva foi capitão em quatro dos últimos oito jogos da Seleção sem Daniel Alves — Foto: Luca Figueiredo / CBF

Thiago Silva foi capitão em quatro dos últimos oito jogos da Seleção sem Daniel Alves — Foto: Luca Figueiredo / CBF

Tite ainda não falou se manterá o rodízio ou se irá deixar a faixa com um único jogador na Copa América, que começa neste domingo, com o Brasil enfrentando a Venezuela, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, às 18h.

No fim do ano passado, antes da estreia nas Eliminatórias, o treinador afirmou:

– Essa situação, até por não ter o Dani (Alves), fica sem uma determinação. Então para esse jogo especificamente (contra a Bolívia) vai ser o Casemiro, que é um dos capitães, uma das lideranças que a gente tem.

A seleção conta com diferentes líderes, com perfis variados, que se manifestaram durante as conversas sobre a disputa da Copa América, nos últimos dias. Além do trio de capitães, Neymar e Alisson lideraram a reunião com o então presidente da CBF, Rogério Caboclo, na quarta passada. Com Tite, o goleiro só usou a braçadeira uma vez, em amistoso contra a Rússia, em 2018.

Não importa quem seja o capitão, o torcedor brasileiro torce para que a taça da Copa América seja erguida daqui a exatamente um mês, no dia 10 de julho, no Maracanã.

Melhores momentos de Paraguai 0 x 2 Brasil pela oitava rodada das Eliminatórias da Copa

Melhores momentos de Paraguai 0 x 2 Brasil pela oitava rodada das Eliminatórias da Copa

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

Compartilhe  

últimas notícias