Diário de São Paulo
Siga-nos
Copa do Mundo

Seleção da Alemanha, em estreia, protesta de modo curioso contra Fifa; veja imagem

A manhã desta quarta-feira (23), foi diferente para os jogadores

O jogo desta quarta-feira (23), foi marcado por um protesto durante uma foto. - Imagem: reprodução I Instagram @dfb_team
O jogo desta quarta-feira (23), foi marcado por um protesto durante uma foto. - Imagem: reprodução I Instagram @dfb_team

Juliane Moreti Publicado em 23/11/2022, às 15h30


O jogo desta quarta-feira (23), foi marcado por um protesto durante uma foto que estava sendo tirada da Seleção da Alemanha. Em sua estreia na Copa do Mundo, contra o Japão, os jogadores decidiram se posicionar diante das decisões tomadas pela Fifa.

No momento em que os jogadores foram tirar a foto oficial antes da partida contra os japoneses, eles direcionaram as mãos em suas bocas, representando o ''silêncio'', como uma forma de protesto 'do bem'. 

O gesto foi feito para representar uma atitude contra a censura da Fifa, que proibiu, na teoria, a manifestação dos times durante as partidas, além de serem barrados de usar o que remetesse a comunidade LGBTQIA+, sendo uma resposta por parte da seleção.

A cena não foi mostrada nas imagens da Fifa na partida, mas foi capturada por fotógrafos presentes no estádio. Todos os jogadores participaram do ato simbólico, que representa à defesa a diversidade e tolerância.

Neuer, o capitão do time, sem poder usar a braçadeira, levou as cores que representa a diversidade da comunidade para os pés, com uma chuteira colorida.

No Instagram oficial do DFB-Team, a foto foi divulgada, junto com um texto que apresenta o porquê do protesto silencioso contra a Fifa.

''Queríamos usar a braçadeira do nosso capitão para tomar uma posição pelos valores que temos na seleção alemã: diversidade e respeito mútuo. Juntamente com outras nações, queríamos que a nossa voz fosse ovuida. Não era sobre fazer uma declaração política - os direitos humanos são inegociáveis. Isso deveria ser tomado como garantido, mas ainda não é o caso. Por isso esta mensagem é tão importante para nós'', escreveu na publicação.

protesto-selecao-da-alemanha
Protesto feito pela Seleção da Alemaha. Imagem: reprodução I Instagram @dfb_team
Compartilhe  

últimas notícias