Diário de São Paulo
Siga-nos
MMA

Brasileira Jaque Almeida estreia como treinadora de atleta da República Tcheca no UFC 2023

O torneio terá início no próximo sábado (15), nos Estados Unidos

O grupo, que já está fechado, será o responsável por preparar a lutadora Lucie Pudilova, de 28 anos, para o evento, que terá início no próximo sábado (15) em Kansas City, nos Estados Unidos - Imagem: Divulgação
O grupo, que já está fechado, será o responsável por preparar a lutadora Lucie Pudilova, de 28 anos, para o evento, que terá início no próximo sábado (15) em Kansas City, nos Estados Unidos - Imagem: Divulgação

Thais Bueno Publicado em 14/04/2023, às 17h37


O Ultimate Fighting Championship (UFC) é um dos eventos esportivos mais aguardados no mundo inteiro. E a edição de 2023 terá a participação de uma brasileira na equipe técnica da peso-galo da atleta da República Tcheca.

Jaqueline Almeida, de apenas 31 anos de idade, é natural de Suzano, cidade localizada na Região Metropolitana de São Paulo, integrará a equipe comandada por ninguém mais ninguém menos que John Kavanagh, referência internacional no MMA.

O grupo, que já está fechado, será o responsável por preparar a lutadora Lucie Pudilova, de 28 anos, para o evento, que terá início no próximo sábado (15) em Kansas City, nos Estados Unidos. A atleta de artes marciais mistas irá enfrentar Joselyne Edwards, da Jamaica.

Jaque Almeida deixou o Brasil no ano de 2016 e foi aprender inglês na Irlanda. Mesmo enquanto trabalhava como garçonete na Europa, conseguiu alguns horários livres para voltar a aprender o jiu-jitsu, apenas como um hobbie.

No entanto, ela pegou gosto pelo esporte e, atualmente, é faixa marrom, multimedalhista internacional, comentarista esportiva, palestrante do TedX Talks e, além de tudo, idealizadora de um projeto social que ensina autodefesa para mulheres em Dublin (Irlanda).

Mesmo com todos os seus afazeres, a brasileira ainda conseguiu uma vaga na equipe de John Kavanagh para auxiliar no preparo físico da lutadora da República Tcheca no UFC 2023.

"Ser convidada pela Lucie (Pudilova) para fazer parte de sua equipe técnica é uma honra para mim, ainda mais por poder trabalhar ao lado do John (Kavanagh), referência internacional em MMA. É estar com os melhores. Minha principal atividade no grupo é estar atenta ao condicionamento físico da lutadora, para que ela chegue com o peso certo e preparada para encarar as adversárias de sua categoria", declarou.

Equipe que treina Lucie Pudilova. Imagem: Divulgação
Equipe que treina Lucie Pudilova. Imagem: Divulgação

Lucie Pudilova é uma esportista da República Tcheca e conta com 14 vitórias em seu currículo. Experiente, já é a sétima vez que está lutando na competição, sendo que foi campeã na peso-galo uma vez. Ela começou a treinar com Jaque Almeida cerca de dois anos atrás.

A faixa marrom também deu mais detalhes sobre como trabalha com a lutadora. Sua preparação física não visa apenas o corpo, mas também busca ajudar na autoestima e no desenvolvimento de uma mente saudável. Para fazer isso, ela se vale de sua amizade com Lucie.

"A preparação para participar de um MMA é mais longa, se compararmos com outras modalidades esportivas. Na última semana, o atleta tem de ficar mais concentrado e descansar bem, uma vez que o corte de peso é grande. Para se ter ideia, Lucie estava com 68 quilos. Ela tem de estar um dia antes da luta com 61,6, para se pesar e ser autorizada a competir. Para tanto, apostamos em técnicas e em movimentações que a fazem treinar e, ao mesmo tempo, a suar bastante", concluiu Jaque.

Lucie Pudilova e Jaque Almeida. Imagens: Divulgação
Lucie Pudilova e Jaque Almeida. Imagens: Divulgação

UFC 

O UFC é uma organização de Artes Marciais Mistas que realiza diversos eventos no mundo inteiro. Atualmente, é a maior e mais popular organização internacional da modalidade e reconhecida por conseguir juntas alguns dos melhores lutadores do mundo para duelarem entre si.

O UFC 2023 ocorre neste sábado (15), às 18h30 (card preliminar) e às 21h30 (card principal). O pré-show deve acontecer às 18h00. A transmissão em tempo real será feita pela Band TV e também pela plataforma Fight Pass, serviço de streaming próprio da companhia.

Compartilhe  

últimas notícias