Diário de São Paulo
Siga-nos
ADOÇÃO DE PETS

Veja como adotar cães e gatos na capital paulista

Atualmente, são mais de 200 animais que esperam por um lar no Centro Municipal de Adoção de São Paulo

Atualmente, são mais de 200 animais que esperam por um lar no Centro Municipal de Adoção de São Paulo - Imagem: Reprodução/Pexels
Atualmente, são mais de 200 animais que esperam por um lar no Centro Municipal de Adoção de São Paulo - Imagem: Reprodução/Pexels

Ana Rodrigues Publicado em 27/02/2024, às 12h05


Ter um animal de estimação pode trazer muita alegria para um lar, além de ser uma ótima companhia em meio a rotina do dia a dia. Porém, muitos cachorros e gatos acabam sendo abandonados e encaminhados para um centro de adoção onde esperam por uma família disposta a acolher e dar muito amor e atenção a eles.

De acordo com o Metrópoles, ao ter o intuito de achar tutores responsáveis, a Prefeitura de São Paulo promove a adoção de mais de 200 animais disponíveis no Centro Municipal de Adoção, através da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal de Saúde. São cães e gatos, entre filhotes e adultos, de diferentes tamanhos, cores e pelagens, que esperam por um lar.

Os animais são devidamente vacinados, vermifugados, castrados, identificados por microchip e têm Registro Geral do Animal (RGA), conforme a Lei Municipal n° 13.131/01.

Os interessados podem acessar a página da Cosap para saber mais informações sobre esse processo de adoção e consultar as fotos e perfis dos animais disponíveis. Como muitos pets já são adultos e passaram por diversas situações, seria interessante verificar como é o temperamento e as características do pet antes de adotar.

Durante o processo de adoção é feita uma entrevista para avaliar o perfil do interessado, podendo inclusive, incluir vistoria prévia no imóvel. Por exemplo, no caso de quem quer acolher gatos, é obrigatório que tenha telas nas janelas e varandas (apartamentos e sobrados) e outros meios que impeçam o acesso do animal à rua (casas térreas).

No dia da adoção, o cidadão deve levar uma coleira com guia caso vá adotar um cachorro ou uma caixa de transporte, caso opte por um gato. Além disso, o tutor também precisa apresentar documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência recente (dos últimos três meses) e pagar um taxa pública de R$31,20.

Muitos animais alojados na Cosap que aguardam uma chance de serem adotados são idosos. Com forma de incentivar a adoção desses pets, a pessoa que decidir levar para casa um cão ou gato acima de oito anos receberá o cartão Cuida Bem Idoso, que permite atendimento prioritário e vitalício desse animal em qualquer um dos quatro Hospitais Veterinários Públicos da capital.

Informações gerais para Adoção de Cães e Gatos

  • Endereço: Santa Eulália, 86 – Santana
  • Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 15h
  • Documentos necessários para adoção: CPF, RG e comprovante de residência. Não esqueça da caixa de transporte própria para animais (para adoção de gatos) ou coleira com guia (para adoção de cães)
  • Taxa municipal referente à adoção: R$ 31,20
  • Mais informações: (11) 2974-7892
Compartilhe  

últimas notícias