Diário de São Paulo
Siga-nos
SAÚDE PET

Pets têm atendimento gratuito em 4 hospitais na cidade de SP; Entenda melhor

Os casos de urgência e emergência têm prioridade e são definidos de acordo com critérios médicos

Os casos de urgência e emergência têm prioridade e são definidos de acordo com critérios médicos - Imagem: Reprodução/Freepik
Os casos de urgência e emergência têm prioridade e são definidos de acordo com critérios médicos - Imagem: Reprodução/Freepik

Ana Rodrigues Publicado em 14/02/2024, às 14h50


Os donos de Pets em São Paulo podem cuidar da saúde de seus bichinhos em quatro hospitais veterinários públicos da capital, onde prestam serviços gratuitos de acordo com os critérios de atendimento.

De acordo com o Metrópoles, os serviços são voltados para população de baixa renda e aos moradores da cidade. Eles incluem consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação. No total são sete especialidades veterinárias: oftalmologia, cardiologia, endocrinologia, neurologia, oncologia, ortopedia e odontologia.

Os casos de urgência e emergência têm prioridade e são definidos de acordo com critérios médicos.

As urgências são os casos que não envolvem risco de morte dos animais de estimação, mas pode evoluir para um quadro mais grave se não for tratado, como tumores com feridas, icterícia (animal amarelado) e secreção na região genital no caso das fêmeas.

Já as emergências são aquelas onde os animais têm risco de morte e requer um atendimento rápido, como atropelamentos, hemorragia ativa, convulsão, perda de consciência, falta de ar e obstrução uretral.

Os demais atendimentos seguem as regras conforme o hospital. Sendo os casos como dor de ouvido, coceira ou doença de pele, tumores sem sangramento ativo, pequenas feridas ou cortes, vômito esporádico, episódio pontual de diarreia, entre outros.

Como ser atendido?

Nas unidades das Zonas Sul, Norte e Leste, o agendamento é feito de forma presencial. A vaga sai para atendimento na semana seguinte, conforme a disponibilidade.

E na Zona Oeste, o hospital atende por ordem de chegada mediante distribuição de senha, que ocorre a partir das 7h de segunda a sexta-feira.

Para ser atendido, o tutor precisa apresentar alguns documentos obrigatórios:

Quais são os hospitais? 

Zona Leste

  • Endereço: Av. Salim Farah Maluf, esquina com a R. Ulisses Cruz, lado par - Tatuapé;
  • Triagem social obrigatória na recepção;
  • Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as terças-feiras, entre 14h e 16h.

Zona Norte

  • Endereço: Rua Atílio Piffer, 687 – Casa Verde;
  • Triagem social obrigatória na recepção;
  • Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as quartas-feiras, entre 14h e 16h.

Zona Sul

  • Endereço: Rua Agostino Togneri, n° 153 – Jurubatuba;
  • Os casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, de segunda a sexta-feira a partir das 7h;
  • Agendamento presencial de casos não emergenciais todas as segundas-feiras, entre 14h e 16h. E, também conta com triagem social obrigatória na recepção.

Zona Oeste

  • Endereço: Av. Professor Orlando Marques de Paiva, 87 – Butantã (USP);
  • Triagem social obrigatória na recepção;
  • Casos não emergenciais são atendidos conforme ordem de chegada, mediante distribuição de senhas, de segunda a sexta-feira a partir das 7h.
Compartilhe  

últimas notícias