Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Conviver com um animal de estimação pode reduzir a depressão? Estudo responde

O estudo foi publicado na revista Human-Animal Interactions, na última segunda-feira (19/02)

Conviver com um animal de estimação pode reduzir a depressão? estudo responde - Imagem: reprodução freepik
Conviver com um animal de estimação pode reduzir a depressão? estudo responde - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 21/02/2024, às 15h20


Na última segunda-feira (19/2), um estudo publicado na revista Human-Animal Interactions revelou que os animais de estimaçãodesempenham um papel crucial como companheirospara pessoas com depressão, proporcionando uma série de benefícios para a saúde física e mental.

Conforme informa o Metrópoles, para conduzir a análise, Michelle Kurkowski e Andrew Springer examinaram 19 estudos anteriores disponíveis nas bases de dados PubMed e Embase. Esses estudos se concentraram em pessoas sem-teto que possuem animais de estimação nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido.

Os pesquisadores da Universidade do Texas em Houston, ao estudarem a saúde física e mental de pessoas em situação de rua, constataram que os animais de estimação são uma fonte significativa de amizade e segurança para esses indivíduos. Mesmo enfrentando diversas vulnerabilidades em suas vidas, encontram apoio e conforto por meio de seus companheiros animais.

Moradores de rua com animais de estimação relatam taxas significativamente mais baixas de depressão e solidão em comparação com pessoas que não os têm. Eles têm um vínculo único, já que os animais são muitas vezes a única fonte de amor incondicional ou companheirismo em suas vidas”, afirmam os pesquisadores .

Compartilhe  

últimas notícias