Diário de São Paulo
Siga-nos
Y SOY REBELDE

RBD: relembre tragédia em show no Brasil que deixou mortos e feridos

O grupo foi um fenômeno infanto-juvenil nos anos 2000 e está de volta para uma nova turnê em 2023

Anahí, Christopher Uckermann, Christian Chávez, Dulce María e Maite Perroni - Imagem: reprodução Twitter
Anahí, Christopher Uckermann, Christian Chávez, Dulce María e Maite Perroni - Imagem: reprodução Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 20/12/2022, às 08h45


O grupo RBD foi um grande fenômeno nos anos 2000, que surgiu através da novela infanto-juvenil 'Rebelde'.

Depois de incendiarem os fãs ao divulgarem um vídeo relembrando a carreira e dando início a uhma contagem regressiva, Anahí, Dulce María, Christian Chávez, Maite Perroni e Christopher Uckerman supostamente estarão de volta em uma nova e aguardada turnê em 2023.

Apesar de nada estar confirmado, os admiradores da banda estão certos de que o ano que vem marcará o retorno do RBD aos palcos.

Durando cinco anos, entre 2004 e 2009, o grupo lançou seis álbuns de estúdio — alguns destes com versões em outras línguas além do original espanhol  — e seis DVDs ao vivo, que incluiam dois registros especiais feitos no Brasil, contando com a presença de seus fãs mais apaixonados.

Entretanto, apesar dos inúmeros momentos felizes no Brasil, o país também ficou marcado por um dos momentos mais tristes da história do RBD.

Durante a primeira passagem da banda para conhecer seus admiradores brasileiros, uma confusão resultou na morte de três pessoas, pisoteadas durante um pocket show  — apresentação musical de curta duração, produzida geralmente para um público pequeno  — da banda, improvisado no estacionamento de um shopping.

A tragédia aconteceu no dia 4 de fevereiro de 2006, menos de um ano depois que 'Rebelde' estreou no SBT, quando o grupo foi trazido para São Paulo pelo hipermercado Extra e a gravadora EMI.

A ideia era apenas promover uma tranquila tarde de autógrafos para aproximadamente três mil fãs da banda, mas dez mil pessoas compareceram no local, que não tinha a capacidade para suportar tamanho público.

A sessão de autógrafos acabou se transformando em uma pequena apresentação e, em certo momento, os fãs começaram a se empurrar, cada um tentando chegar ainda mais próximo de seus ídolos, chegando até mesmo a derrubar a grade de proteção que separava o público do palco.

Em registros divulgados na época, é possível ver o momento em que Anahí, intérprete da icônica Mia Colucci, chegou a pedir para o público se acalmar, mas não foi ouvida e a apresentação precisou ser encerrada.

Ainda assim, a confusão continuou e muitas pessoas acabaram sendo pisoteadas. Dezenas de fãs ficaram feridos e foram levadas ao hospital. Infelizmente, três acabaram falecendo.

Assista uma reportagem da época:

Compartilhe  

últimas notícias