Diário de São Paulo
Siga-nos
Desinformação

Regina Duarte é punida por publicação de 'fake news' no Instagram

A atriz acumula diversas postagens polêmicas em seu perfil

Regina Duarte é punida por publicação de 'fake news' no Instagram - Imagem: reprodução TV Globo
Regina Duarte é punida por publicação de 'fake news' no Instagram - Imagem: reprodução TV Globo

Vitória Tedeschi Publicado em 03/03/2023, às 12h04


O Instagram puniu o perfil da atriz Regina Duartepelo excesso de informações falsas publicadas por ela na rede social. A artista já havia recebido vários alertas de fake news em seus posts e agora a plataforma passou a emitir uma mensagem de alerta quando um usuário tenta segui-la (veja mais abaixo).

Ao tentar seguir seu perfil, a plataforma surge com um alerta: "Tem certeza que deseja seguir reginaduarte? Esta conta publicou repetidamente informações falsas que foram analisadas por verificadores de fatos independentes ou que eram contra nossas Diretrizes da Comunidade".

print-instagram-regina-duarte
O aviso é feito aos novos seguidores da ex-ministra / Imagem: reprodução Instagram

A ex-secretária especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro (PL) ficou conhecida nos últimos anos por compartilhar diversas informações que se provaram serem falsas e acumula diversas postagens polêmicas em seu perfil.

Mais recente, no dia 13 de fevereiro, ela fez um post homofóbico em seu Instagram ao caçoar da sigla LGBTQIAP+e das identidades sexuais, ao publicar uma cartaz assumidamente preconceituoso. O texto afirma que, independentemente de ser "LGBTQQICAPF2K+", a pessoa "só tem duas opções" quando precisa de cuidados sexuais, que seriam o "ginecologista e o urologista".

Além disso, em abril de 2021 também, Regina foi obrigada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios a se retratar por informar de forma errônea sobre a herança deixada pela ex-primeira-dama Marisa Letícia, esposa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT)– que morreu em 3 de fevereiro de 2017.

À época, a postagem citava R$ 256 milhões, número que chegou a ser publicado por equívoco no inventário, de acordo com a decisão.

Até o fechamento desta matéria, a atriz ainda não havia se pronunciado sobre seus novos seguidores receberem o aviso no Instagram.

Compartilhe  

últimas notícias