Diário de São Paulo
Siga-nos
"Óquissô"

Oxxo: descubra quem está por trás da rede de mercados que se tornou onipresente em São Paulo

Com diversas unidades pela cidade, os mercadinhos têm chamado a atenção dos paulistanos e até virado meme

Oxxo: descubra quem está por trás da rede de mercados que se tornou onipresente em São Paulo - Imagem: reprodução Instagram @oxxobrasil
Oxxo: descubra quem está por trás da rede de mercados que se tornou onipresente em São Paulo - Imagem: reprodução Instagram @oxxobrasil

Vitória Tedeschi Publicado em 25/08/2022, às 15h44


Quem mora emSão Paulo,certamente já se deparou com o novo mercado da Oxxo, e pode até ter parado para se perguntar: "Que mercado é esse?"; ou até: : "Como se pronuncia esse nome?" -  que a propósito é "óquissô".

O fato é que o crescimento da rede, em plena pandemia,foi expressivo e chamou a atenção dos paulistanos.

Fundada no México há 40 anos, a companhia chegou ao Brasil por meio do Grupo Nós, operação conjunta entre a mexicana Femsa e a brasileira do ramo de energia Raízen, que utiliza a marca Shell em postos de combustíveis no Brasil.

Com quase dois anos de operação no Brasil, o Oxxo já tem 128 mercados abertos em São Paulo —76 somente na capital—e promete chegar a 309 lojas até março de 2023. O custo para abrir uma loja, que tem 90 m², é de R$ 750 mil.

A rede tem cerca de 1.000 funcionários e a estratégia é estar sempre próximo do cliente, por isso é chamada de mercado de proximidade.

Ao chamar a atenção pelo rápido crescimento da rede mexicana, os mercados acabaram também virando meme na internet,principalmente, por sua pronúncia difícil.

Em entrevista exclusiva ao UOL,Rodrigo Patuzzo, CEO do Grupo Nós, responsável pelas marcas Oxxo e Shell Select, conversou sobre as brincadeiras de usuários com a abertura frenética de lojas e a pronúncia certa da marca, revelou planos de abertura de novos mercados e se diz preocupado com a segurança de clientes e funcionários.

"O balanço é extremamente positivo para esse curto período de vida porque se conecta com a nossa estratégia de crescimento.Enquanto nossos concorrentes têm uma loja em determinada região, a nossa ideia é ter três unidades. A minha loja é menor que a do concorrente e meus custos fixos são mais baixos. A nossa expectativa é que isso [os memes] gere conhecimento da marca e acelere à medida que vamos avançando em direção ao consumidor",comentou o CEO.

Confira alguns memes divulgados pelos internautas sobre o Oxxo:

Compartilhe  

últimas notícias