Diário de São Paulo
Siga-nos
Celebridades

Oscar 2023: entenda como publicação no Instagram pode fazer com que atriz perca indicação

Academia de Hollywood anunciou os indicados ao Oscar de 2023 na última terça-feira (24)

Na última terça-feira (24), a Academia de Hollywood anunciou os indicados ao Oscar de 2023. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para 12 de março - Imagem: reprodução/Twitter
Na última terça-feira (24), a Academia de Hollywood anunciou os indicados ao Oscar de 2023. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para 12 de março - Imagem: reprodução/Twitter

Thais Bueno Publicado em 31/01/2023, às 16h20


Na última terça-feira (24), a Academia de Hollywood anunciou os indicados ao Oscar de 2023. A cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para 12 de março. Contudo, uma grande polêmica surgiu recentemente na categoria de 'Melhor Atriz'.

O nome da atriz Andrea Riseborough está presente na lista pela sua atuação em "To Leslie" - fato que chamou a atenção das pessoas por dois motivos. 

Em primeiro lugar, duas artistas negras que foram muito aclamadas por suas performances foram esnobadas pelo Oscar 2023. Viola Davis ("Mulher Rei") e Danielle Deadwyler ("Til") estavam bastante cotadas para a premiação deste ano e estiveram na lista de outras cerimônias, como o Screen Actors Guild (SAG) e o Globo de Ouro.

O segundo motivo é que o filme protagonizado por Andrea Riseborough passou longe de ser um sucesso de bilheteria, com uma arrecadação de apenas U$27 mil, cerca de R$ 137 mil. Além disso, não esteve presente em nenhuma outra lista.

Embora essas razões tenham gerado revolta na web, não foram elas que podem fazer com que a atriz perca sua indicação ao prêmio.

Andrea Riseborough pode perder indicação ao Oscar. Imagem: reprodução/Twitter
Andrea Riseborough pode perder indicação ao Oscar. Imagem: reprodução/Twitter

De acordo com informações da revista estadunidense Variety, a campanha feita pela equipe do drama independente "To Leslie" pode ter quebrado algumas regras da Academia pois envolveu alguns artistas que ajudaram a propagar diversos elogios feitos ao longa e, principalmente, à atuação de Andrea.

Duas semanas atrás, uma postagem feita no perfil oficial do filme no Instagram (que, inclusive, já foi até pagada), mencionava uma resenha do crítico Richard Roeper. No texto, ele dizia que "To Leslie" era um dos dez melhores filmes de 2022. Para ele, a produção independente ficava na quinta posição.

No trecho publicado no Instagram, o crítico comparava a atuação de Andrea com a performance de Cate Blanchett, em "Tár". "Por mais que eu admire o trabalho de Blanchett em 'Tár', minha atuação feminina preferida este ano foi interpretada pela camaleônica Andrea Riseborough".

Conforme mandam as regras do Oscar, não é permitido fazer referências a outros indicados nas campanhas - apesar da fala ter sido feita por um crítico, esteve no perfil oficial do filme.

A atriz Frances Fischer também fez algo semelhante, mas um pouco mais grave. Ela citou a lista de Roeper em seu perfil, mas distorceu a fala. "Richard Roeper escolheu Andrea Riseborough como a quinta melhor entre dez para Melhor Atriz", postou ela.

Na verdade, a avaliação foi feita com base nos filmes em si, e não na performance das atrizes.

Além disso, ela também marcou alguns membros da Academia do Oscar como Alec Baldwin, Elizabeth Banks e Cher. 

Segundo fontes da Variety, a Academia deve se pronunciar sobre o assunto em breve.

Compartilhe  

últimas notícias