A plataforma apareceu no Fantástico e deixou os pais alarmados
Vitória Tedeschi Publicado em 26/06/2023, às 14h39
No último domingo (25), o "Discord" foi tema de uma reportagem do Fantástico, da TV Globo, que denunciava o uso da plataforma para práticas criminosas, em que chantagistas ameaçaram jovens e adolescentes, muitas vezes menores de idade, exigindo fotos íntimas e outras práticas mais sádicas.
O programa ainda mostrou que a Polícia Federal já identificou diversas vítimas e criminosos, que foram presos. Além disso, há investigação contra a própria empresa dona do aplicativo e sua falta de segurança em deixar que crimes sejam cometidos na plataforma sem punições.
Com isso, o termo foi bastante pesquisado na internet e chegou a entrar para os assuntos mais comentados do Twitter na manhã desta segunda-feira (26). Dentre os questionamentos o principal foi: "O que é o Discord?".
Apesar de ser usado muitas vezes por criminosos, em práticas ilegais como as citadas acima, o Discord nada mais é um aplicativo que oferece chat de voz, texto e vídeo, que nasceu com o foco absoluto nos gamers, que poderiam se comunicar com suas equipes para jogar online.
Como o tempo, o app mudou um pouco sua abordagem, mantendo o interesse dos gamers, mas abrindo o espaço para outras pessoas que gostariam de um novo espaço para conversar sobre qualquer outro assunto.
A maior abrangência de usuários atraiu também os potenciais criminosos, que viram na plataforma uma chance de entrar em contato com vítimas mais facilmente. No entanto, vale citar que existem formas de controlar quem tem acesso a você, ou no caso, de seus filhos.
Além de medidas de segurança envolvendo a própria conta, que pode ser restrita. De todo modo, é sempre importante tomar todos os cuidados para evitar pessoas mal-intencionadas, assim como em qualquer rede social.
Por isso, é necessário prestar atenção no que as crianças e adolescentes estão fazendo e o conteúdo que elas estão consumindo dentro de seus quartos enquanto utilizam o computador ou celular para navegar na internet como um todo.
Foi o que defendeu um porta-voz do Discord em entrevista ao Fantástico, que também afirmou que casos de assédio realmente podem ocorrer, mas que eles trabalham ativamente para remover o conteúdo. Ele também buscou lembrar que a vasta maioria das interações entre os brasileiros no aplicativo são saudáveis.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
Jovem é morto a tiros na zona sul de São Paulo; veja vídeo
IMAGENS FORTES - mulher agoniza até a morte após cair nas mãos de quem ela queria distância
Cachê de cantores gospel é revelado; descubra quem ganha mais
Ex-cantor gospel, Jessé Aguiar revela influência de Priscilla em sua vida
Paul McCartney se hospeda em suíte de luxo em Brasília; saiba mais
Paul McCartney fará show surpresa em Brasília
TRAGÉDIA - Idosos são encontrados mortos dentro de casa em São Paulo
Será? Neymar teria se irritado ao levar fora de atriz, diz colunista