Diário de São Paulo
Siga-nos
Amigo, estou aqui!

Dia do Amigo: relembre 10 amizades marcantes da ficção e veja opções restaurantes para comemorar a data em SP!

Amizade é um tema recorrente em filmes e séries, mas algumas são tão marcantes que extrapolam para a vida real

Relembre 10 amizades importantes da ficção - Imagem: Twitter
Relembre 10 amizades importantes da ficção - Imagem: Twitter

João Perossi Publicado em 18/07/2022, às 11h03


Milton Nascimeto já cantava: "Amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito". De fato um dos poucos temas que são iguais na ficção e na realidade é a amizade, afinal, quem é que não tem pelo menos um companheiro para apoiar nas derrotas e celebrar as vitórias?

Portanto, nesse dia 20 de julho, Dia nacional do Amigo, venha relembrar 10 amizades que marcaram as telonas, e saiba onde sair para comemorar com aquele seu velho amigo de todas as horas!

Turma da Mônica

via GIPHY

Contando com 9 adaptações para o cinema, sendo 2 deles os live-actions de sucesso "Laços" e "Lições", além de diversos episódios animados, Turma da Mônica é sem duvidas o maior clássico entre as HQs brasileiras.

Esse sucesso não poderia vir de outro lugar que não a sinceridade e o companherismo entre os personagens. Enquanto Cascão e Cebolinha passam horas bolando planos para roubar o Sansão, Mônica e Magali estão sempre juntas, seja na hora de fazer um lanchinho ou dar uma lição nos meninos.

Recomendação de rolê

Se você curte essa turma, vai gostar de ir ao Parque da Mônica no Shopping SP Market.

Perfeito para levar as crianças, as diversas atrações do parque temático garantirão diversão para a família toda, contando com uma veloz montanha-russa e até mesmo o famoso campo de batalha Ce-bolinhas, onde canhões disparam macias bolas de espuma de um lado para o outro.

Endereço: Av. das Nações Unidas, 22540 - Jurubatuba, São Paulo - SP.

Ingressos aqui!

imagem: divulgação 

Woody e Buzz - Toy Story

via GIPHY

E quem diria que choraríamos tanto por dois brinquedos de plástico?

Em Toy Story a amizade do cowboy Woody e do astronauta interestelar Buzz Lightyear começa de maneira um pouco turbulenta no primeiro filme, mas logo os dois superam as diferenças e percebem que trabalhar juntos vale muito mais a pena.

Donos da icônica música tema "Amigo Estou Aqui", dificil é não se emocionar em um dos quatro filmes da franquia da Disney Pixar. 

Recomendação de rolê

Se você curte essa dupla, vai gostar de conhecer: Coffee Story Cafeteria - Santa Cecília.

Com a temática de Toy Story, a cafeteria localizada no bairro da Santa Cecília reinaugurou portas recentemente, tinham fechado por causa da pandemia. Com eventos todos os dias, o espaço oferece cenários instagramáveis, lanches e bebidas temáticas da franquia, atrações infantis e, é claro, brinquedos colecionáveis. 

Endereço: R. Doutor Gabriel dos Santos, 131 - Santa Cecília, São Paulo - SP. Saiba mais aqui!

Imagem: Divulgação Coffee Story

Obi-Wan e Anakin - Star Wars

via GIPHY

Passando de uma bela amizade para uma um pouco mais trágica, a relação dos jedis Obi-Wan Kenobi e Anakin Skywalker marcou a franquia Star Wars desde a primeira trilogia, quando o passado de Darth Vader ainda não tinha sido mostrado.

Nos episódios I, II e III, que saíram posteriormente, foi nos revelado que Anakin era padawan sob responsabilidade do mestre Obi-Wan, e os dois nutriam uma relação de confiança e de respeito mútuo muito forte.

Com o lançamento da série de Obi-Wan, pudemos perceber como a tragédia de Darth Vader afetou a mente do mestre jedi, que sente muita culpa e remorso pela queda de Anakin. Nada fácil testemunhar algo tão terrível acontecer com quem você é mais próximo.

Recomendação de rolê

Se você curte Star Wars, vai gostar de: Jeti's Burger & Grill - Chácara Santo Antônio.

A hamburgeria Jeti's, cujo antigo nome era Jedi's, foi obrigada a mudar o nome e adaptar um pouco a temática por uma questão de direitos autorais.

Sem problema, os fãs da franquia espacial ainda podem degustar hambúrgeres e outros clássicos de lanchones no espaço (perdão o trocadilho).

Com temática cosmológica influenciada por Star Wars, Star Trek e outras ficções científicas, o restaurante é parada obrigatória para quem curte sabres de luz, espaçonaves, armas a laser ou apenas um bom hambúrger mesmo.

Endereço: R. Verbo Divino, 1194 - Chácara Santo Antônio, São Paulo - SP. 

Imagem: Divulgação Jeti's Burger

Capitão América e Homem de Ferro - MCU

via GIPHY

Para mostrar que toda amizade passa também por altos e baixos, os diretores da Marvel tentaram sempre aproximar Steve Rogers de Tony Stark.

Trabalhando juntos desde a invasão de Nova York, no filme de estreia de Avengers, a iniciativa Vingadores sempre contou com 2 líderes que se completam bastante.

Discutindo sempre, e às vezes brigando feio (vide: Guerra Civil), é no último filme, Ultimato, que percebemos como a responsabilidade de proteger o planeta os une acima de qualquer diversidade. Com a bravura do Capitão e a astúcia do Homem de Ferro, os fãs do MCU estiveram sempre bem servidos. 

Recomendação de rolê

Se você curte o universo Marvel, vai gostar de: Hero's Burger - Pinheiros.

Famosos por terem sobrevividos ao programa Pesadelo na Cozinha, com o chefe Jacquin, a hamburgeria localizada no alto de Pinheiros é toda tematizada com HQs, super-heróis e tudo mais deste universo.

Além dos deliciosos burgers, o cliente pode também tirar foto até mesmo com cosplays emprestados, e conversar com os chefes sobre como foi ouvir Jacquin gritando de perto. Imperdível.

Endereço: R. Inácio Pereira da Rocha, 359 - Pinheiros, São Paulo - SP. Saiba mais aqui!

imagem: Instagram @heros.burger

Goku e Vegeta - Dragon Ball 

via GIPHY

No mundo dos animes, poucas amizades são tão icônicas quanto a de Goku e Vegeta. O príncipe Saiyajin Vegeta IV apareceu pela primeira vez como antagonista, no quinto episódio de Dragon Ball Z, com o objetivo de matar Son Goku.

Depois de trocarem palavras e se entenderem no punho, a tragetória de Vegeta muda completamente. De mau e sádico, o príncipe se torna rival, mas aliado, do protagonista na missão de proteger a Terra, e passa a viver com Bulma em nosso planeta azul.

Parceiros inseparáveis, a grosseria de Vegeta continua a completar a ambição de Goku até os dias de hoje, em Dragon Ball Super.

Recomendação de rolê

Se você curte Dragon Ball, vai gostar de: Katon - Shopping Santa Cruz.

Longe do bairro da Liberdade, centro de cultura asiática em São Paulo, a marca de camisetas geek Piticas abriu esse ano um restaurante temático de animes no shopping Santa Cruz.

Com referências a diversas animações japonesas como Dragon Ball, Aggretsuko e muitos outros, o restaurante é especializado em lamen, mas serve outras refeições, além de contar com uma sala de karaokê.

Seja para os "otakus" ou não, o restaurante não deixa de ser uma ótima pedida.

Endereço: R. Domingos de Morais, 2564 - Vila Mariana, São Paulo. Saiba mais aqui!

imagem: Instagram @katon.oficial

Dustin e Steve - Stranger Things

via GIPHY

Os fãs da série se surpreenderam com a dupla formada pelo valentão Steve e o nerd Dustin.

Lutando juntos contra uma infestação de Demogorgons e protegendo Hawkins, o simpático e sempre sorridente Dustin amoleceu o coração de Steve na segunda temporada, e o personagem foi de odiado para amado pela crítica e pelo público geral em questão de poucos episódios.

Sempre apoiando um ao outro, a dupla aproveita o que há de adulto em Steve com o que há de moleque em Dustin.

Recomendação de rolê

Se você curte Stranger Things, vai gostar de: Metrô Fradique Coutinho

Em comemoração à quarta temporada de Stranger Things os passageiros da linha amarela do metrô de São Paulo podem apreciar uma bela exposição da série no metrô Fradique Coutinho.

Pagando apenas o dinheiro da passagem, a exposição muito bem trabalhada deixa qualquer um ansioso para a quinta e última temporada. Infelizmente ainda não há previsão de estreia na Netflix. 

Endereço: R. dos Pinheiros, 623 - Pinheiros, São Paulo.

Imagem: Divulgação Twitter

Vincent e Jules - Pulp Fiction

via GIPHY

Dificil encontrar um fã de cinema que não adore o clássico de Tarantino.

Protagonizados pelos enormes Samuel L. Jackson e John Travolta, a dupla sangrenta de Jules e Vincent fazem o papel de vilões em Pulp Fiction, realizando trabalhos bastante violentos para o mafioso Marsellus Wallace.

Embora tamanha sanguinolência, as cenas dos dois juntos são engraçadas e emocionantes, mostrando que nem sempre os vilões são tão malvados. Impossível esquecer a primeira sequência do filme: "English, M***, do you speak it?"

Recomendação de rolê

Se você curte o filme, vai gostar de: Big Kahuna Burger - Jardim Paulista.

As referências já começam logo no nome. Big Kahuna é uma hamburgeria com duas temáticas: Pulp Fiction e Bacon.

Contanto com monstruosos hamburgeres e até mesmo sobremesas a base de bacon, o restaurante é uma ótima pedida para quem adora os filmes do Tarantino, para quem tem muita fome ou apenas para quem quer experimentar algo diferente. "This IS a tasty burger!"

Endereço: R. Batataes, 166 - Jardins, São Paulo - SP. Saiba mais aqui!

Imagem: Instagram @bigkahunaburgerr

Harry e Rony - Harry Potter

via GIPHY

Para os fãs do mundo bruxo, não há amizade mais preciosa que a de Harry Potter e Ronald Weasley.

Sendo a primeira amizade que Harry fez, Rony foi também a mais preciosa. Companheiros de Casa (Grifinória), os estudantes de bruxaria demostraram desde o início o companheirismo.

Nem mesmo a relação de Harry com Gina, irmã de Rony, conseguiu afastar os dois. Isso que é amigo, em?

Recomendação de rolê

Se você é potterhead, vai gostar do: Espaço Magia & Bruxaria - Jardim Taquaral.

Neste amplo restaurante os Potterheads podem, além de jantar, tirar fotos, participar de workshops e vestirem capas referentes as suas Casas de Hogwarts.

Lotado de referências ao mundo bruxo de J.K., possuindo até mesmo uma réplica do carro voador azul dos Weasley (que infelizmente não voa). Precisando de reserva, o espaço abre às 20h, mas é recomendada a chegada 20 minutos antes do evento, para que possam ser tomadas medidas sanitárias referentes à COVID-19.

Endereço: Av. Eng. Alberto de Zagottis, 853 - Jardim Taquaral, São Paulo - SP. Saiba mais aqui!

Imagem: Instagram @magia.bruxaria

Conta Comigo

via GIPHY

Clássico cult de 1986, o filme começa e acaba com um escritor lembrando das aventuras que tinha em sua cidade natal, na infância.

Repleto de reflexões sobre o valor das amizades, da honestidade e da cumplicidade, o mote começa quando o escritor, na época com 12 anos, resolve seguir com seu grupo de amigos as pistas que apontavam para o assassinato de um jovem desaparecido.

Tão belo quanto sua trilha sonora ("Stand by Me", de Ben E. King), o drama faz até os mais amargos chorarem com o marcante final. 

Recomendação de rolê

Se você é fã do filme, vai gostar do: Cinema Reserva Cultural - Paulista.

São Paulo é uma cidade com centenas de salas de cinema, mas dificil achar uma tão especial quanto o Reserva Cultural, na Avenida Paulista.

Especializada em cinema cult, o espaço intimista no subsolo da Fundação Casper Líbero conta com salas confortáveis, uma lanchonete e bistrô e até mesmo uma livraria. Perfeito para passar assistir aquele filme com aquela sua amizade cinéfila.

Endereço: Av. Paulista, 900 - Bela Vista, São Paulo - SP.

E não poderia faltar: Friends

via GIPHY

Impossível ser mais literal. A sitcon clássica, que durou 10 anos, conta a história de 6 amigos que enfrentam juntos o dia a dia de Nova York, com direito a muitas situações engraçadas e uma legião suprema de fãs.

Na relação dos seis (Monica, Rachel, Ross, Chandler, Joey e Phoebe) a amizade é bastante diversa, contando com momentos de tristeza, raiva, amor mas, com toda certeza, muita cumplicidade.

Depois das 10 temporadas, que acabaram em 2004, os fãs clamaram tanto que em 2021 houve um episódio especial, "Friends: Reunion", em que os personagens se reecontram uma vez mais.

Recomendação de rolê

Se você curte Friends, vai gostar de: Spoiler Bar - Pinheiros.

Para os amantes das séries não há lugar mais indicado. O bar temático, que conta com um cardápio recheado de referências a séries, incluindo um drink azul de Walter White, pasteis do Beiçola de A Grande Família e o icônico sanduíche do Joey, que possui também versão vegetariana com almôndegas de grão de bico. Deu até fome.

Enderço: Av. Eugênio de Medeiros, 445 - Pinheiros, São Paulo - SP

Imagem: divulgação Spoiler Bar

Com tantas atrações, mais dificil é não sair de casa nessa quarta-feira.

Compartilhe  

últimas notícias