Diário de São Paulo
Siga-nos
Cuide do planeta!

7 ideias para comemorar o Dia da Terra e fazer a diferença à sua maneira

O Diário de S.Paulo separou algumas dicas simples que podem te ajudar nesse momento

O Diário de S.Paulo separou algumas dicas simples que podem te ajudar nesse momento - Imagem: reprodução Positiva.eco
O Diário de S.Paulo separou algumas dicas simples que podem te ajudar nesse momento - Imagem: reprodução Positiva.eco

Vitória Tedeschi Publicado em 22/04/2023, às 00h00


Neste sábado (22) comemora-se o Dia Internacional da Terra Mãe, um momento importante para despertar a reflexão sobre como cada um de nós podemos afetar diretamente o planeta e, claro, repensar e mudar alguns comportamentos simples, especialmente os do dia a dia, pensando no Meio Ambiente.

A data é marcada pela primeira manifestação ambiental, que aconteceu em abril de 1970, quando o senador americano e ativista ambiental Gaylord Nelson convocou um protesto com cerca de 20 milhões de pessoas preocupadas com diversas questões relacionadas ao meio ambiente e aos danos que as ações humanas causavam no planeta.

Após esse dia, a data foi se consolidando em outros países pelo mundo todo. Porém, o 'Dia da Terra' só foi oficializado e reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) depois de quase 40 anos, em 2009, sendo nomeado 'Dia Internacional da Mãe Terra'.

Isso porque, como um pedido do estado da Bolívia, que levou para a ONU, a proposta que tinha o objetivo de romper com o paradigma de que a Terra percente à humanidade: isso porque, na verdade, são os humanos quem pertencem à citada 'Mãe Terra'.

Qual é a importância do Dia da Terra?

O Dia da Terra é um momento especial que propõem uma pausa na rotina quase automática em sociedade para repensar como estamos vivendo e agindo diariamente. Isso porque, todos os nossos atos tem impacto direto no planeta, mas muitas vezes não paramos para refletir sobre isso.

Assim, a ideia é fazer com que as pessoas criem uma 'consciência ambiental', no sentido de entender como suas ações podem afetar positiva ou negativamente o planeta.

Vale citar que esse simples momento, que, na prática, pode ser um minuto lendo uma matéria sobre o tema, conversando com alguém que sabe um pouquinho mais sobre o assunto ou até mesmo assistindo a um vídeo ou documentário sobre meio ambiente que sempre quis ver, mas deixou só na sua lista, é extremamente necessário e importante, principalmente nos dias de hoje.

Isso porque, o momento ambiental atual enfrenta sérios problemas envolvendo a poluição crescente, extinção de várias espécies, mudanças climáticas, entre outros. Confira mais termos e suas respectivas explicações ao final da matéria no Glossário Ambiental.

Em suma, a maior importância deste momento é colocar em pauta esse assunto tão importante que é o cuidado com o meio ambiente. Ou seja, a ideia é conversar com a família, amigos e nas redes sociais sobre como podemos mudar alguns hábitos e atitudes, com o objetivo de proteger o planeta.

No entanto, apesar de existir um dia especial para a data é importante ressaltar, que é fundamental que essa reflexão e cuidado exista todos os dias do ano, até porque a Terra é a nossa casa e é nosso dever preservá-la diariamente.

Além disso, outro ponto que não deve ser esquecido é que não são apenas grandes atitudes que ajudam o meio ambiente, mas que as pequenas ações - as do dia a dia - têm um impacto enorme no planeta e consequentemente na vida de cada um de nós, especialmente no futuro das crianças de hoje.

Por fim, vale lembrar que cada um, à sua maneira, e com atitudes simples que não precisam demandar muito tempo ou dinheiro, é capaz de trazer mudanças positivas para a Terra Mãe, para os animais, para os seres humanos e para o futuro de toda a humanidade.

A fim de ajudar nesse processo de evolução para uma vida mais sustentável, o Diário de S.Paulo separou algumas dicas simples que podem te ajudar a mudar alguns hábitos e adquirir outros, lembrando sempre de evitar cobranças para se tornar uma pessoa 100% sustentável de uma hora para a outra.

7 ideias de como ajudar o planeta e comemorar o Dia da Terra:

dia-da-terra-dicas-como-ajudar
Dia da Terra é uma data para lembrarmo-nos de que a Terra é o nosso lar e o de várias outras espécies e que, portanto, ela merece ser preservada por todos nós / Imagem: reprodução Freepik

1- Diminua o consumo de plástico

Embora o plástico esteja tão presente nos produtos que utilizamos no dia a dia, é possível usá-lo de forma mais consciente. Para isso, comece a recusar canudinhos, leve sempre seu copo e garrafinha para os lugares que sabe que vai precisar, use ecobags ao invés de sacolas plásticas,

2- Separe seu lixo

Separar o lixo entre recicláveis e orgânicos é uma medida que evita o gasto desnecessário dos recursos naturais e ainda ajuda a diminuir a concentração de lixo no ambiente.

Além disso, você também pode incentivar a reciclagem encaminhando seus resíduos higienizados para a coleta seletiva, isso estimula e dá mais chances para que ele seja realmente reciclado.

3- Reduza o consumo de produtos de origem animal

Você não precisa parar de comer carne de uma vez por todas e do dia para a noite, mas diminuir o consumo em algumas refeições, ou até mesmo um dia por semana, já pode ajudar muito!

Isso porque documentos apresentados no Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) mostram que a pecuária bovina é responsável pela emissão de pelo menos 50% dos gases-estufa, principalmente do gás carbônico (CO2) e do metano (CH4).

Na prática, a produção de apenas 1kg de carne bovina libera na atmosfera 2kg de metano (CH4) e cerca de 50kg de dióxido de carbono (CO2).

4- Economize água e energia

Economizar água é uma tarefa bastante simples. Alguns dos pontos mais importantes são: reduzir o tempo de banho e verificar se há vazamentos de água em casa. Além disso, aproveitar a água da chuva e reaproveitar a água da máquina de lavar também são ótimas dicas!

Já para economizar energia, é importante lembrar-se de ligar apenas os aparelhos elétricos necessários, evitar deixar a televisão ligada quando não estiver assistindo ou deixar aparelhos que já estão carregados na tomada. Outro ponto importante é, ao sair de um ambiente, verificar se a luz está ligada e, se sim, apagá-la.

5- Conheça as marcas que você consome

Muitas marcas estão comprometidas ambiental e socialmente na produção de seus produtos. Conhecer os processos de produção e optar por aqueles que causam menos impacto ajuda a preservar o meio ambiente.

E por falar em consumo, outro ponto importante é evitar o consumismo, ou seja, comprar produtos apenas por comprar. A chave para esse ponto é sempre perguntar: "Eu realmente preciso disso?" Às vezes compramos coisas sem necessidade naquele momento e contribuímos, assim, para o uso intensivo de recursos naturais.

6- Opte por transportes públicos sempre que possível

Apesar desta dica muitas vezes ser a única opção e não uma escolha, ainda sim é importante lembrar que os carros são responsáveis pela liberação de uma grande quantidade de poluentes na atmosfera, dessa forma, diminuir o seu uso é importante.

Se o local de destino é próximo, por que não ir a pé? Além disso, é essencial ressaltar que as pessoas que possuem carro devem sempre realizar a manutenção do veículo para evitar que mais poluentes sejam liberados.

7 - Ensine outras pessoas a preservar o planeta

E por fim, compartilhe seus conhecimentos com seus amigos e familiares. Isso vai ajudar a aumentar a rede sustentável ao seu redor, isso porque um ambiente saudável é tarefa de todos nós e, portanto, é fundamental que informações sejam repassadas a todas as esferas da população.

Vale citar ainda que as crianças de hoje, por exemplo, serão as que mais sofrerão com as consequências do impacto negativo do homem na natureza, sendo assim, elas devem ser informadas sobre formas de reverter esse quadro.

Glossário ambiental

Todos os dias escutamos nos noticiários, nas redes sociais ou em conversas com conhecidos diversos termos sobre meio ambiente: mudanças climáticas, desmatamento, carbono neuto, etc, e talvez pela repetição acreditamos que sabemos do que se trata, mas será que realmente entendemos o que cada uma dessas palavras tão importantes significa?

Para facilitar o entendimento desses termos muitas vezes complicados, reunimos alguns dos principais e suas respectivas explicações. Você pode anotar essas informações em algum lugar ou salvar o link dessa matéria para consultar mais tarde! Confira abaixo:

  • Área de Proteção Ambiental (APA): é uma grande área natural destinada à proteção e conservação dos atributos bióticos (fauna e flora), estéticos ou culturais ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais;
  • Assoreamento: é o acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo de um rio. O fenômeno geralmente acontece quando o curso d'água não possui matas ciliares (vegetação nas margens do rio). O objetivo principal de uma APA é a conservação de processos naturais e da biodiversidade, através da orientação, do desenvolvimento e da adequação das várias atividades humanas às características ambientais da área;
  • Aterro Sanitário: é um espaço destinado à deposição final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, que vem de residências, indústrias, hospitais, construções e consiste em camadas alternadas de lixo e terra que evita mau cheiro e a proliferação de animais;
  • Bioma: é um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico: solo, água, e ar e que ocupa grandes extensões territoriais;
  • 'Carbono Neutro': ser carbono neutro significa reduzir até onde é possível e balancear o restante das emissões por meio da compensação, que pode ser feita pela compra de créditos de carbono* ou recuperação de florestas em áreas degradadas.
  • Chuva ácida: precipitação de água sob a forma de chuva, neve ou vapor, tornada ácida por resíduos gasosos proveniente, principalmente, da queima de carvão e derivados de petróleo ou de gases de núcleos industriais poluidores. As precipitações ácidas podem causar desequilíbrio ambiental quando penetram nos lagos, rios e florestas e são capazes de destruir a vida aquática;
  • Código Florestal: código instituído pela Lei nº 4.771, de 15 de setembro de 1965 em cujo artigo 1º está previsto que as florestas existentes no território nacional e as demais formas de vegetação, reconhecidas de utilidade às terras que revestem, são bens de interesse comum a todos os habitantes do país;
  • Crédito de Carbono: é a moeda utilizada no mercado de carbono. Criada a partir do Protocolo de Kyoto em 1997, o conceito busca diminuir a emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera. Os créditos de carbono representam a não emissão de dióxido de carbono na atmosfera.
  • Desmatamento: é o processo de desaparecimento completo e permanente de florestas, atualmente causado em sua maior parte por atividades humanas. Vale citar que essa ação pode desencadear diversos problemas, como perda da biodiversidade, degradação de habitat e alterações climáticas;
  • Efeito Estufa: é um fenômeno natural responsável por manter as temperaturas médias da Terra e fazer com que os seres vivos consigam sobreviver no planeta. No entanto, esse fenômeno tem sido agravado pela ação do homem, que tem elevado as emissões de gases de efeito estufa à atmosfera, provocando alterações climáticas em todo o planeta;
  • Grilagem: é a falsificação de documentos para, ilegalmente, tomar posse de terras devolutas ou de terceiros, bem como de prédios ou prédios indivisos. O termo surgiu de uma prática para dar aspectos de envelhecimento a falsos documentos, inserindo-os em uma caixa com grilos, que os deixava amarelados e com buracos, dando uma aparência “forçada ” de que os documentos seriam antigos;
  • Microplástico: são partículas minúsculas de plástico, quase invisíveis a olho nu, que estão literalmente por toda parte e podem ser de origem primária ou secundária. Os de origem primária são os projetados para uso comercial, ou seja, produtos como cosméticos, microfibras de tecidos e redes de pesca. Já os de origem secundária resultam da quebra de itens plásticos maiores, como canudos e garrafas de água,
  • Mudanças climáticas: são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima. Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar. Mas, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.
Compartilhe  

últimas notícias