Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Urgente: microplásticos são encontrados em leite materno pela primeira vez

A descoberta preocupa apesar de as consequências ainda não serem claras

Urgente: microplásticos são encontrados em leite materno pela primeira vez - Imagem: reprodução Freepik
Urgente: microplásticos são encontrados em leite materno pela primeira vez - Imagem: reprodução Freepik

Vitória Tedeschi Publicado em 11/10/2022, às 18h48


Uma equipe de pesquisadores encontrou pela primeira vez microplásticos no leite materno humano. A análise encontrou microplásticos compostos de polietileno, PVC e polipropileno, todos encontrados em embalagens usadas no dia a dia.

A descoberta revelou as partículas em 75% das amostras retiradas de 34 mães saudáveis, uma semana após o parto, em Roma, na Itália. Os resultados foram registrados em 30 de junho na revista Polymers.

Não foi possível para os cientistas analisar partículas com menos de 2 mícrons (0,0002 centímetro), sendo provável que estejam presentes no leite materno pedaços ainda menores.

"A prova da presença de microplásticos no leite materno aumenta nossa grande preocupação com a população extremamente vulnerável de bebês", alerta Valentina Notarstefano, da Universidade Politécnica de Marche, em Ancona, ao portal britânico The Guardian.

O resultado trouxe preocupação para os cientistas, pois os bebês são especialmente vulneráveis ​​a contaminantes químicos. Entretanto, os pesquisadores enfatizaram que a amamentação continua sendo a melhor maneira de alimentar um bebê. Até mesmo porque as fórmulas podem conter ainda mais microplásticos.

Em 2020, os mesmos pesquisadores italianos já haviam detectado microplástico em placentas, e vários estudos já encontraram estas partículas em pulmões, fezes humanas ou no sangue.

O que são microplásticos?

Os microplásticos são partículas minúsculas de plástico, quase invisíveis a olho nu, de até 5mm, que já foram encontrados no ar, na água, nos alimentos, nas fezes humanas, na placenta e no sangue humano e podem ser de origem: primária ou secundária.

Os de origem primária são os projetados para uso comercial, ou seja, produtos como cosméticos, microfibras de tecidos e redes de pesca. Já os de origem secundária resultam da quebra de itens plásticos maiores, como canudos e garrafas de água.

Compartilhe  

últimas notícias