O modelo está em seu segundo ano de vigência
Manoela Cardozo Publicado em 16/02/2023, às 08h30
O Novo Ensino Médio está em seu segundo ano de vigência e segue trazendo mudanças na grade curricular, ofertando de disciplinas optativas em todas as escolas do país.
Conforme informações do G1, o modelo tem pontos positivos mas também é alvo de críticas por diversos grupos que chegam até mesmo a defender sua revogação.
Veja abaixo quais são os 7 pontos mais polêmicos do debate:
"A ausência de coordenação do Governo Federal nos últimos anos deixou os estados à própria sorte, gerando uma implementação muito heterogênea e, em muitos casos, problemática. Há, sim, problemas nas normativas. Isso precisa ser dito, pois não é apenas um problema de implementação", explicou Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo da entidade 'Todos Pela Educação'.
Mesmo considerando a ideia positiva, a organização prevê duas questões importantes: "A ausência de coordenação do Governo Federal nos últimos anos deixou os estados à propria sorte, gerando uma implementação muito heterogênea e, em muitos casos, problemática".
Além disso, ele explicou: "Há, sim, problemas nas normativas. Isso precisa ser dito, pois não é apenas um problema de implementação".
Em entrevista concedida ao SP2, o estudante Gabriel Teixeira Guedes, de uma escola estadual da capital paulista, contou que tem 9 horas de aulas por dia e que uma de suas disciplinas mistura conhecimentos de ciências exatas e humanas.
"Escolhi porque eu gosto bastante de exatas. Mas também fala de sociologia, filosofia que são importantes para o cidadão", relatou.
Já a estudante Sofia Barbosa optou pelo itinerário formativo "Corpo, saúde e linguagens", que mistura conhecimentos de ciências da natureza e linguagens.
6 - Qual a posição das redes estaduais?
- O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) ressaltou que o Novo Ensino Médio é uma construção coletiva e que os novos currículos foram criados em conjunto pelos técnicos das secretarias, em colaboração com as equipes das próprias escolas.
- De acordo com a organização, "não é sensato pensar em descartar todo esse esforço técnico e financeiro despendido pelas redes estaduais ao longo dos últimos anos".
7 - O que diz o MEC?
- O debate sobre o novo método "transcende a simples revogação e passa pelo debate sobre melhoria da qualidade, sobre quais são seus elementos problemáticos e quais são os ajustes necessários".
- O posicionamento do MEC é pela "retomada do diálogo democráticosobre o sentido do ensino médio e sobre como podemos, juntos e com a prudência necessária, entregar a melhor escola para a nossa juventude".
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