O modelo está em seu segundo ano de vigência
Manoela Cardozo Publicado em 16/02/2023, às 08h30
O Novo Ensino Médio está em seu segundo ano de vigência e segue trazendo mudanças na grade curricular, ofertando de disciplinas optativas em todas as escolas do país.
Conforme informações do G1, o modelo tem pontos positivos mas também é alvo de críticas por diversos grupos que chegam até mesmo a defender sua revogação.
Veja abaixo quais são os 7 pontos mais polêmicos do debate:
"A ausência de coordenação do Governo Federal nos últimos anos deixou os estados à própria sorte, gerando uma implementação muito heterogênea e, em muitos casos, problemática. Há, sim, problemas nas normativas. Isso precisa ser dito, pois não é apenas um problema de implementação", explicou Olavo Nogueira Filho, diretor-executivo da entidade 'Todos Pela Educação'.
Mesmo considerando a ideia positiva, a organização prevê duas questões importantes: "A ausência de coordenação do Governo Federal nos últimos anos deixou os estados à propria sorte, gerando uma implementação muito heterogênea e, em muitos casos, problemática".
Além disso, ele explicou: "Há, sim, problemas nas normativas. Isso precisa ser dito, pois não é apenas um problema de implementação".
Em entrevista concedida ao SP2, o estudante Gabriel Teixeira Guedes, de uma escola estadual da capital paulista, contou que tem 9 horas de aulas por dia e que uma de suas disciplinas mistura conhecimentos de ciências exatas e humanas.
"Escolhi porque eu gosto bastante de exatas. Mas também fala de sociologia, filosofia que são importantes para o cidadão", relatou.
Já a estudante Sofia Barbosa optou pelo itinerário formativo "Corpo, saúde e linguagens", que mistura conhecimentos de ciências da natureza e linguagens.
6 - Qual a posição das redes estaduais?
- O Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) ressaltou que o Novo Ensino Médio é uma construção coletiva e que os novos currículos foram criados em conjunto pelos técnicos das secretarias, em colaboração com as equipes das próprias escolas.
- De acordo com a organização, "não é sensato pensar em descartar todo esse esforço técnico e financeiro despendido pelas redes estaduais ao longo dos últimos anos".
7 - O que diz o MEC?
- O debate sobre o novo método "transcende a simples revogação e passa pelo debate sobre melhoria da qualidade, sobre quais são seus elementos problemáticos e quais são os ajustes necessários".
- O posicionamento do MEC é pela "retomada do diálogo democráticosobre o sentido do ensino médio e sobre como podemos, juntos e com a prudência necessária, entregar a melhor escola para a nossa juventude".
Leia também
Marylin Monroe usava para dormir apenas duas gotas de Chanel
Suposto vídeo de Mel Maia fazendo sexo com traficante cai na rede e atriz se manifesta
VÍDEO: pastor é flagrado fazendo sexo com menor de idade nos fundos de igreja
VÍDEO - Traficante se vinga de mulher infiel de forma aterrorizante
Empresários investigados por corrupção querem eleger Rosana Valle em Santos
Ator famoso é despejado, se recusa a sair e pede ajuda a Bolsonaro
Governo pede compensação milionária por crimes ambientais na Amazônia
Nota Fiscal Paulista libera R$ 46,5 milhões em créditos; veja quem tem direito
Casas de apostas que não pediram autorização ao Ministério da Fazenda terão atividades suspensas em outubro
ALÍVIO! Após 16 dias, São Paulo não registra nenhum novo foco de incêndio