Educadores de uma organização não-governamental (ONG) do Distrito Federal lançaram uma plataforma gratuita que distribui conteúdo pedagógico para ajudar na
Redação Publicado em 17/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h43
Educadores de uma organização não-governamental (ONG) do Distrito Federal lançaram uma plataforma gratuita que distribui conteúdo pedagógico para ajudar na capacitação de professores do novo ensino médio. A estratégia usa, entre outros recursos, memes e jogos para “permitir que os alunos desenvolvam a criatividade e reflitam sobre acontecimentos contemporâneos” (saiba mais abaixo).
A reforma no ensino, que começa a ser implementada em 2022, nas escolas públicas e privadas do país, muda a carga horária das aulas e passa a oferecer disciplinas extras (itinerários formativos) para os estudantes.
Lançada em setembro, a plataforma “Base de Itinerários” envolveu quatro meses de pesquisa. Educadores, empreendedores sociais e artistas do Instituto MeViro, mapearam os conteúdos mais usados em colégios do DF, do Paraná, de Pernambuco, do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e disponibilizaram o material na internet.
São sugestões de plano de ensino, de abordagem e referências educacionais em mais de 40 temáticas. De acordo com as normas do novo ensino médio, cada unidade da federação será responsável pela elaboração do currículo e também pelas opções de conhecimento que a escola vai oferecer na parte flexível das aulas – quando os alunos escolhem que itinerário seguir.
Para Ciências da Natureza, entre outras atividades, a ONG propõe que os professores executem com os alunos um jogo inspirado na dinâmica do Role Playing Game (RPG). O material pode ser usado como ferramenta de apoio à compreensão de conteúdos de biologia.
Em outra proposta, os professores descobrem como estimular os estudantes a criarem memes relacionados a fatos sociais relevantes (veja imagem abaixo). No projeto, a atividade se encaixa na área de “Linguagens e suas Tecnologias” e permite que os alunos desenvolvam a criatividade e reflitam sobre acontecimentos contemporâneos.
“O exercício permite compreender a intertextualidade entre gêneros literários ou fenômeno linguístico, no qual um gênero assume a forma de outro”, diz trecho do material.
O empreendedor social, Marcos Oliveira, fundador da ONG e idealizador da plataforma, explica que o projeto surgiu da demanda de professores em busca de itinerários formativos.
“Por falta de formação e de conteúdos disponíveis, os professores estão desesperados com a pandemia e com a implementação do novo ensino médio. Então, mapeamos quais são os exemplos mais usados em escolas, inclusive aquelas atividades para quem tem recursos reduzidos”, diz Oliveira.
Ele conta que o projeto não tem fins lucrativos. “Como organização social, enxergamos a oportunidade de ajudar professores de escolas públicas”.
As novas diretrizes do currículo do ensino médio têm sido testadas em 12 escolas-piloto de Brasília. Segundo a Secretaria de Educação, os professores dessas unidades participam de formação continuada.
O novo ensino médio foi aprovado em 2017 por meio de uma lei federal. No Distrito Federal, a capacitação dos professores começou em 2019.
Veja cronograma a partir do ano que vem:
Alunos e escolas do DF começam a se adaptar ao Novo Ensino Médio, em reportagem de janeiro
Segundo a Secretaria de Educação do DF, as matérias escolhidas pelos estudantes compõem os itinerários formativos, divididos nos seguintes eixos:
Para que os estudantes possam se familiarizar com as diversas áreas do conhecimento, nos dois primeiros semestres, eles devem selecionar cinco disciplinas que não constam do bloco de formação básica. A partir do terceiro semestre, os alunos definem uma “Trilha de Aprendizagem” em uma das áreas do conhecimento, ou educação profissional e técnica.
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G1
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