Diário de São Paulo
Siga-nos
Direitos Trabalhistas

PIS/Pasep: último lote do abono salarial é pago nesta segunda (17); veja quem recebe

O valor será liberado a 4,2 milhões de brasileiros

PIS/Pasep: último lote do abono salarial é pago nesta segunda (17); veja quem recebe - Imagem: reprodução Canva
PIS/Pasep: último lote do abono salarial é pago nesta segunda (17); veja quem recebe - Imagem: reprodução Canva

Vitória Tedeschi Publicado em 17/07/2023, às 13h35


O último lote do abono salarial PIS/Pasep em 2023 será pago pelo governo federal nesta segunda-feira (17). O valor do benefício é de até um salário mínimo, de R$ 1.320 e será liberado a 4,2 milhões de brasileiros.

Fazem parte do último grupo trabalhadores do setor privado nascidos de novembro a dezembro, além dos servidores públicos com número Pasep com finais 8 e 9, que poderão sacar o abono-salarial referente ao ano-base 2021. Todos os beneficiários podem sacar o dinheiro até o dia 28 de dezembro.

Vale citar que para o pagamento do PIS, considera-se o mês de nascimento do trabalhador. Já o para o Pasep, a referência é o dígito final do número de inscrição no programa.

No caso do PIS (setor privado), o pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal; no Pasep (servidores), pelo Banco do Brasil.

Confira o calendário de pagamentos:

abono-salarial-pis-2021
CaptionAbono salarial PIS 2021. Imagem:reprodução I CNN Brasil
abono-salarial-pasep
Abono salarial Pasep. Imagem: reprodução I CNN Brasil

Quem tem direito?

Tem direito ao abono salarial quem recebeu até dois salários mínimos mensais, em média, durante o ano de 2021. O trabalhador também precisa estar inscrito no PIS ou Pasep há mais de cinco anos e ter dados atualizado e informados corretamente pelo empregador ao governo federal.

Outra regra é que trabalhadores do setor privado precisam ter atuado com carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2021.

Para chegar ao cálculo do valor final do benefício, o trabalhador deve pensar que o total é proporcional ao período que o cidadão esteve empregado com carteira assinada durante 2021. Cada mês de trabalho equivale a R$ 108,50, além disso, períodos iguais ou maiores a 15 dias, contam como um mês cheio.

Compartilhe  

últimas notícias