Diário de São Paulo
Siga-nos
Bolsa Família

1,5 milhão de pessoas serão excluídas do Bolsa Família, diz ministro; saiba quando e o motivo

Decisão foi anunciada por Wellington Dias nesta sexta-feira (24)

Wellington Dias explicou a decisão em entrevista para a GloboNews. Segundo ele, o governo percebeu um detalhe extremamente importante - Imagem: reprodução/Twitter @Choquei
Wellington Dias explicou a decisão em entrevista para a GloboNews. Segundo ele, o governo percebeu um detalhe extremamente importante - Imagem: reprodução/Twitter @Choquei

Thais Bueno Publicado em 24/02/2023, às 15h15


Nesta sexta-feira (24), o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, responsável por cuidar do programa Bolsa Família, fez uma afirmação que deixou as pessoas preocupadas: cerca de 1,55 milhão de beneficiários serão excluídos do programa no mês de março.

De acordo com informações do G1, Wellington Dias explicou a decisão em entrevista para a GloboNews. Segundo ele, o governo percebeu que essas pessoas estavam recebendo o benefício de forma irregular.

"Nossa expectativa é que, ao final da triagem, cerca de 2,5 milhões de benefícios serão cancelados. Hoje, temos 21,9 milhões de famílias recebendo. Nosso objetivo não é excluir, é tirar quem não precisa e incluir quem necessita do benefício", iniciou.

O ministro também revelou que um número próximo de 2265 famílias decidiram deixar o programa de forma voluntária. Elas realizaram a ação através de um aplicativo disponibilizado pelo próprio governo do país. 

Vale mencionar que este mecanismo de saída está disponível para usuários desde o dia 16 de fevereiro. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social disse que o objetivo do app é garantir a saída "de quem foi induzido a se inscrever de forma incorreta". 

"Nós abrimos a possibilidade de as pessoas que não se encaixavam se apresentarem voluntariamente e saírem do programa. Isso aconteceu com essas famílias", explicou Wellington Dias

Conforme relatado pelo ministro, existem cerca de 700 mil famílias que se encaixam nas regras para receber o benefício, mas não o recebem no momento. Depois da expulsão dos irregulares, essas famílias serão incluídas no Bolsa Família.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social também realizou outro anúncio: de acordo com ele, também será criado um valor adicional para as famílias que são mais numerosas.

Ele disse que o modelo do governo Bolsonaro pagava R$600 tanto para uma família com apenas membro como para outras que possuíam de seis a sete integrantes.

"Não faz nenhum sentido. Por isso, vamos ter também uma valor extra per capita, para atender às famílias mais numerosas. Quem vai tomar a decisão final é o presidente Lula", finalizou Wellington Dias.

Compartilhe  

últimas notícias