Diário de São Paulo
Siga-nos
Golpe

Imposto de Renda 2024: saiba como se proteger da nova onda de golpes

A receita Federal emitiu um alerta para os contribuintes terem mais atenção aos seus dados

Imposto de Renda 2024: saiba como se proteger da nova onda de golpes - Imagem: Reprodução | Agência Brasil
Imposto de Renda 2024: saiba como se proteger da nova onda de golpes - Imagem: Reprodução | Agência Brasil

Milleny Ferreira Publicado em 08/04/2024, às 13h19


Após o início do prazo para os declarantes Imposto de Renda, foi notado um aumento significativo nos golpes em uma nova formação de ameaças cibernéticas, as quais já vem se agravando nos últimos anos.

A Receita Federal precisou fazer a emissão de um alerta para que todas as pessoas tomassem cuidado com falsos aplicativos, onde quando cadastrados os golpistas conseguiriam roubar todos os seus dados.

O gerente de arquitetura e soluções da Compugraf, Rodrigo Rocha explicou que os aplicativos falsos conseguem fazer a captura de dados importantes dos contribuintes como nome completo, CPF, endereço, fontes de renda, investimentos, patrimônio e outros. “Todas as informações da vida do usuário ficam à disposição de um aplicativo malicioso”.

Desta forma, fica mais difícil para que a vítima consiga provar que não foi ela mesma quem fez alguma compra, ou autorizou alguma transação, já que o criminoso terá todas as informações do declarante.  De acordo com o portal da CNN Brasil, apesar da sazonalidade, esse tipo de golpe ocorre durante todo o ano.

Saiba como se proteger de fraudes:

Para que você tenha certeza absoluta que não irá cair em um golpe, o mais aconselhado é que o contribuinte faça o download do app oficial através do link disponibilizado pelo próprio site da Receita Federal. 

Outros cuidados que podem ser tomados antes de baixar o aplicativo são:

  • Atente-se ao desenvolvedor do aplicativo;
  • Atente-se ao número de downloads realizados;
  • Veja quantas avaliações tem.

Vale ressaltar, que os cibercriminosos tem outras táticas, como o envio de e-mails com links maliciosos ou que induzem os usuários a baixarem aplicativos que não são verdadeiros.

Ou até mesmo forjarem supostas promoções ou prêmios que envolvem ganhos financeiros, mas que, na verdade, roubam as informações que os criminosos precisam.

O mais indicado é que caso a pessoa receba algum email ou mensagem suspeita contendo esse tipo de conteúdo, não abra nenhum link de acesso e não preencha nenhum formulário de identificação com seus dados, e claro, faça todos os procedimentos necessários pelo portal oficial da Receita Federal.

Compartilhe  

últimas notícias