Diário de São Paulo
Siga-nos
Imposto de Renda

Receita libera programa que gera IR 2024

Contribuintes podem acessar o programa gerador a partir desta terça-feira (12), mas apenas usuários nível prata e ouro terão acesso imediato

Imagem: Divulgação / Remessa Online
Imagem: Divulgação / Remessa Online

Marina Milani Publicado em 12/03/2024, às 07h40


Contribuintes que desejam preencher antecipadamente a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2024 podem baixar o programa gerador a partir desta terça-feira (12). A Receita Federal surpreende ao antecipar a liberação do programa, inicialmente prevista apenas para sexta-feira (15).

Acesso antecipado estará disponível apenas para contribuintes com conta nível prata e ouro no Portal Gov.br. Os demais terão que aguardar até sexta-feira para fazer o download do programa.

José Carlos Fonseca, Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, explicou em entrevista à Agência Brasil que a antecipação do acesso ao programa permite que o contribuinte verifique as informações necessárias e, se necessário, reúna a documentação requerida.

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda inicia-se às 8h da próxima sexta-feira e se estende até as 23h59min59s de 31 de maio. Este ano, a Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações, em comparação às 41.151.515 entregues em 2023.

A declaração deste ano apresenta algumas mudanças. Devido ao novo limite de isenção, em vigor desde o ano passado, os valores de rendimentos isentos e não tributáveis, assim como o patrimônio mínimo para declarar Imposto de Renda, aumentaram. Entretanto, os limites de deduções permanecem inalterados.

Compartilhe  

últimas notícias