A aprovação aconteceu na madrugada desta sexta-feira (07)
Vitória Tedeschi Publicado em 07/07/2023, às 11h10
O dólar caiu caiu 1,05% após a notícia de que a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta sexta-feira (07) o texto-base da PEC da Reforma Tributária.
A queda foi um reflexo do anúncio da proposta que tem como objetivo modificar a forma como os impostos são cobrados atualmente no Brasil, uma discussão que já se arrasta há mais de 30 anos.
Às 11h22, a moeda americana caia -1,05%, cotada a R$ 4,86. Mais cedo, o dólar até chegou a registrar variação positiva, por volta das 9h15, mas a alta não se sustentou.
Vale citar que o valor em questão é do dólar comercial, que é o câmbio mais utilizado em negociações internacionais, como importações e exportações. Ou seja, para quem vai viajar e precisa comprar moeda em corretoras de câmbio, o valor é bem mais alto.
Na madrugada desta sexta-feira (07), a Câmara dos Deputados aprovou o texto-base da PEC da reforma tributária. A proposta tem como objetivo modificar a forma como os impostos são cobrados atualmente no Brasil, uma discussão que já se arrasta há mais de 30 anos.
De acordo com o governo, com a reforma, a carga tributária total do país não vai aumentar. Na prática, isso significa que eventuais aumentos em um setor serão compensados com reduções em outros. A alíquota padrão de imposto que será aplicada sobre bens e serviços ainda não foi definida, mas estudos do governo indicam algo em torno de 25%.
A partir da aprovação do texto, cinco impostos serão eliminados: IPI (federal), PIS (federal), Cofins (federal), ICMS (estadual) e ISS (municipal).
A proposta prevê a criação de um IVA (Imposto sobre Valor Agregado) dual. Será criado o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que substituirá o ICMS dos Estados e o ISS dos municípios, e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que vai unificar os tributos federais: PIS, Cofins e IPI, com base ampla e não cumulatividade plena na cadeia de produção - ou seja, sem tributação em cascata.
Leia também
ONLYFANS - 7 famosas que entraram na rede de conteúdo adulto para ganhar dinheiro!
João Guilherme não aguenta mais e abre o jogo sobre sua sexualidade
Advogado contesta decisão judicial no caso envolvendo a separação de Ana Hickmann
OnlyFans: musa da plataforma 18+ conta consequências de nudes vazados
TSE já está com processos que podem deixar prefeito de S.Caetano inelegível
Astrid Fontenelle e Larissa Luz se despedem do Saia Justa
Iara Kílaris e Aquilles Kiílaris realizam festão da firma em Limeira, no interior paulista
Confira quais são os vídeos mais assistidos do Youtube de 2023 no Brasil
Estudo mostra que cidades brasileiras podem ser "engolidas" pelo mar; entenda
Mel Fronckowiak fala sobre a turnê de volta de Rebeldes Brasil