Diário de São Paulo
Siga-nos
Privatização

Após a privatização Sabesp, a tarifa social irá diminuir?

O novo projeto de privatização foi votado e aprovado durante primeiro turno na Câmara dos vereadores

Após a privatização Sabesp terá diminuição em tarifa social; entenda - Imagem: reprodução X
Após a privatização Sabesp terá diminuição em tarifa social; entenda - Imagem: reprodução X

Milleny Ferreira Publicado em 18/04/2024, às 14h01


Nesta última quarta-feira (17), o Governo de São Paulo anunciou um novo modelo para a privatização da Sabesp. O anúncio veio após a votação e aprovação realizada pela Câmara de vereadores, por 36 votos a favor e 18 contra a nova medida.

Como benefícios desta nova concessão, foi afirmado pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), uma redução considerável de 10% na tarifa social, responsável por reduzir o valor da conta de acordo com a renda do consumidor. Além disso, também terá a diminuição de outras modalidades como a conta residencial, que terá queda de 1%, já as comerciais e industriais terão 0,5% de corte.

“O saneamento vai ficar mais barato? Vai porque a gente já definiu o percentual de desconto na tarifa social e vulnerável. É um desconto extremamente relevante, a gente está falando em 10% e consegue garantir isso”, afirma Tarcísio de Freitas.

De acordo com o portal da CNN Brasil, a diminuição de ambas as contas virá através dos recursos do Fundo de Apoio à Universalização do Saneamento Básico no Estado de São Paulo (FAUSP). Ele será utilizado para financiar cerca de 30% do valor que prevê ser obtido durante o processo da desestatização da empresa, além dos dividendos pagos pela Sabesp à gestão paulista.

“A gente tem hoje um plano na Sabesp que tem um aumento tarifário em virtude da quantidade de investimentos. A lógica tarifária de hoje olha os próximos quatro anos e já coloca na tarifa algo que ainda vai ser feito”, explicou a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.

Compartilhe  

últimas notícias