Diário de São Paulo
Siga-nos

Testemunho de Pai

Testemunho de Pai - Imagem: Freepik
Testemunho de Pai - Imagem: Freepik

Ricardo Sayeg Publicado em 09/08/2022, às 08h05


O que significa ser Pai? A princípio, Pai é o criador, aquele primeiro motor que impulsiona o processo da existência humanaderramando o fluído da vida, que carrega seu DNA e define quem nós somos.

Enquanto a Mãe é, sem dúvida, a fonte e a cuidadora da vida, desde a magia da concepção; o Pai é a energia vital na conquista da existência do novo Ser que está por vir e dominar seu mundo.

Esta lógica vai se desdobrando ao longo de toda a vida, cabendo ao Paisempre impulsionar seus filhos para frente; e, a Mãe, os acolher e amparar.

O Pai é um Maestro, um Coach, o Mestre de seus filhos. Como tal, é dele a responsabilidade de ser o edificador, o protetor, o provedor, o professor e o disciplinador de seus filhos até que estejam prontos para andar com os seus próprios passos, serem os donos de seu caminho, senhores do seu destino.

São profundas a dor e a devastação que a falta do pai, traz para seus filhos.  É certo que, existem Mães heroínas que suprem e com louvor a ausência do Pai, mas a magia da concepção e a lógica que se desdobra no desenvolvimento do ser humano, é trabalho conjunto de dois e não a maratona individual da mulher.

Tenho quatro filhos; e, posso testemunhar com segurança, que todos são diferentes, um do outro, cada qual com sua identidade, personalidade, talentos e carências. Sendo que, para cada um, individualmente, de acordo com os seus traços; assumi, como tantos outros infinitos pais, esta missão sagrada de edificador, protetor, provedor, professor e disciplinador de meus filhos.

Não é fácil porque a natureza é cruel e a vida é repleta de custos, pelejas e perdas, cujas experiências têm que ser vivenciadas por nós e pelos nossos filhos, no processo de desenvolvimento humano de cada um deles.

Tão importante como ensinar nossos filhos a vencer, é ensiná-los a enfrentar e superar seus custos, dificuldades, provas, confrontos e lutas, a lidar com a derrota; como também, a serem produtivos, ter caráter, coragem, entusiasmo, esperança e fé; acima de tudo, a crer e confiar em Deus!   

Na minha casa, perante meus quatro filhos esta resolução foi tomada!

Eu sou o Edificador de meus filhos!

Eu sou o Protetor de meus filhos!

Eu sou o Provedor de meus filhos!

E eu sou o Professor de meus filhos!

Aceitei esta missão e atuo diariamente, sem descanso ou intervalo, para cumpri-la dignamente e emprego todos os meus esforços e recursos na conquista destes grandes homens que estou a empreender.

Não sou perfeito, muito menos dono da verdade, porém minha certeza é que tenho bons propósitos, faço o que posso e sempre estou e me porto de boa fé em face de meus filhos. Nunca me desviei e jamais me desviarei.

Nem tudo depende de mim, todavia, com a Graça de Deus remediando meus desacertos e desencontros, tudo está dando certo com meus quatro filhos, cada qual com sua lenda pessoal e seus desafios.

Meus filhos sabem que por eles daria minha vida, que não existe oceano tão profundo ou monte tão alto que me impeça de estar com eles, seja a que título, natureza ou tempo for.

E assim presto meu testemunho de pai, para contar aos que não têm consciência de seu significado, o quanto somos importantes para a civilizaçãohumana.

Também como, de outro lado, o quanto são inconsequentes e irresponsáveis estes discursos pseudos progressistas que pretendem desconstruir os sagrados e fundamentais valores da família, célula mater e base da sociedade civil.

Feliz Dia dos Pais!!!

Compartilhe  

últimas notícias