Diário de São Paulo
Siga-nos

Ouça o Silêncio...

Ouça o Silêncio... - Imagem: Freepik
Ouça o Silêncio... - Imagem: Freepik

Sany Sonnenreich Publicado em 22/08/2022, às 08h31


Os Dez Mandamentos continuam a ocupar um lugar de destaque na cultura brasileira e mundial. Eles são um documento fundamental da moralidade judaica e ocidental.

Como eles foram passados no deserto do Sinai?

A Torá registra que imediatamente antes de D"us proferir os Dez Mandamentos, houve trovões, relâmpagos e o som cada vez mais alto de um shofár (chifre de carneiro). Contudo, no momento da entrega, o mundo ficou em silêncio. "Os pássaros não cantavam, os anjos pararam de falar, as ondas do mar não batiam na praia e ninguém conversava." (Midrash Rabá Shemot 39:9 )

Os Dez Mandamentos foram proferidos com um fundo de silêncio absoluto. Este conceito é enfatizado ainda mais pelo fato de que os Dez Mandamentos foram entregues no deserto do Sinai. Um deserto é um lugar de silêncio e onde não há nada visualmente para distraí-lo.

Se você quer encontrar D"us, precisa experimentar o silêncio.

Silenciar o ruído de fundo da vida é um tremendo desafio. Nossa sociedade é inundada e impulsionada pela distração. O mundo está cheio de cores brilhantes e ruídos. O silêncio está ausente. Nós o banimos de todas as áreas. Temos alto-falantes nos ônibus, nos metrôs, música tocando nos supermercados e podcasts para ouvir enquanto dirigimos. A estimulação auditiva é tão necessária que usamos ruído branco para dormir e despertadores musicais para nos acordar. O filósofo francês Blaise Pascal escreveu: "Todos os problemas da humanidade derivam da incapacidade de uma pessoa de se sentar quieta em uma sala sozinha".

Tirar um tempo para o silêncio fornece insights e clareza.

Ainda criança, o grande cabalista vidente de Lublin (um famoso mestre chassídico do século 18 ) ia para a floresta sozinho. Quando seu pai preocupado perguntou porque, ele respondeu: “Vou lá para

encontrar D"us”. Seu pai disse: “Mas, meu filho, você não sabe que D"us é o mesmo em todos os lugares?”

“D"us é o mesmo”, disse o menino, “mas eu não sou.”

Foi na solidão que ele foi capaz de se conectar espiritualmente.

Uma pesquisa recente do YouGov medindo o impacto dos Dez Mandamentos nos valores americanos mostrou que mais de 90% das pessoas concordam que os mandamentos sobre assassinato, roubo e mentira continuam sendo padrões fundamentais de comportamento social. Outros mandamentos que gozam de forte apoio incluem não cobiçar, não cometer adultério e honrar os pais. Mas menos da metade dos americanos (47%) diz que guardar o Shabat (o sábado) ainda é importante - o nível mais baixo de apoio a qualquer mandamento.

No entanto, esse conceito de observância do sábado oferece essa oportunidade para alcançar o foco interno. Para experimentar o sábado, excluímos todas as distrações do mundo. Desligamos nossos aparelhos, deixamos nosso trabalho de lado e passamos o dia experimentando o que é mais valioso: nossas vidas, nossas famílias, nossa conexão com o Criador. Desconectarmo-nos do mundopara nos conectarmos com D”us!

Arranjar tempo para experimentar o silêncio, seja por meio de uma caminhada, sem dispositivos ou de um pensamento silencioso e ininterrupto, nos dá a dádiva do Sinai. Ao silenciar o barulho da vida, podemos então ouvir as mensagens que emanam de dentro de nossos corações e mentes.

Feche os olhos e ouça o silêncio!

Sobre o autor

Rabino Sany Sonnenreich é presidente do Instituto Rav Sany e diretor da entidade Olami Faria Lima que faz parte de uma rede com 320 unidades pelo mundo focadas em direcionar o público jovem a uma vida de valores. Ele tem forte presença nas redes sociais Youtube, Instagram, TikTok e Facebook (@byravsany) com mensagens de vida rápidas, bem-humoradas e motivantes numa linguagem acessível a todos.

Compartilhe  

últimas notícias